Greca vistoria Linha Verde; saiba quando obras devem terminar
A conclusão está prevista para o segundo semestre de 2024, é financiada pela Caixa Econômica Federal, com coordenação e fiscalização da Secretaria Municipal de Obras Públicas
Andamento das obras na linha verde, Atuba sentido Colombo. Curitiba, 27/10/2023. Foto: Renato Próspero/SMCS
A conclusão está prevista para o segundo semestre de 2024, é financiada pela Caixa Econômica Federal, com coordenação e fiscalização da Secretaria Municipal de Obras Públicas
Redação*
28/10/23
às
9:45
- Atualizado há 2 anos
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Os trabalhos de concretagem que estão sendo executados no Lote 4.1 da Linha Verde Norte começam a dar forma à nova Estação Solar do transporte coletivo que será implantada no Bairro Alto, entre o Viaduto Alberico Flores Bueno e o Conjunto Solar. Os serviços no local e ao longo de 3 km de extensão do corredor viário receberam a vistoria técnica do prefeito Rafael Greca, nesta sexta-feira (27/10). A finalização do lote 4.1 está programada para o segundo semestre de 2024.
A nova estação permitirá a extensão do Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho, para a ligação entre o Norte e o Sul da cidade pela Linha Verde e para integração do transporte. Mais de 1.200 metros cúbicos de pavimentação em concreto já foram executados na canaleta exclusiva ao transporte coletivo e nas áreas onde serão implantadas as estruturas de paradas dos ônibus.
“A Estação Solar será como um terminal de ônibus no meio da Linha Verde e que ficará pronto até a metade do ano que vem”, disse Greca.
Prefeito Rafael Greca vistoria andamento das obras na linha verde, trecho do Atuba. Curitiba, 27/10/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS
Volume do aterro
Para a implantação da nova estação de transporte foi necessário aterrar o local. Foram usados 63 mil metros cúbicos de material, o equivalente a 13 caminhões carregados de terra. Já para a construção da nova Trincheira do Atuba, há alguns metros de distância, foram escavados e retirados do local cerca de 135 mil metros cúbicos de terra.
Também foram executadas cerca de 1.800 estacas de concreto, de 4 m a 15 m de comprimento, para formar as paredes de contenção da estrutura que servirá de ligação entre Curitiba e a Região Metropolitana e fará a interseção com a antiga BR-116.
Neste ponto as equipes trabalham agora na pavimentação em asfalto da via marginal direita da trincheira. Cerca de 600 metros de extensão foram executados.
“O que antes era um trevo em nível agora é uma pista moderna de rodagem, uma pista de rodovia de primeira classe. A trincheira e os dois viadutos vão organizar o trânsito para os que chegam à cidade vindos de São Paulo e para os que seguem para Colombo, Quatro Barras e Campina Grande, fazendo a grande integração metropolitana”, destacou Greca.
O prefeito fiscalizou os trabalhos acompanhado do secretário de Obras Públicas, Rodrigo Araujo Rodrigues, e dos engenheiros fiscais da obra que compreende diversas frentes de trabalho.
Extensão da obra
“Há serviços em diferentes etapas, desde a altura do Hospital Vita até a concessionária Mercedes/Savana”, destacou Rodrigues.
De acordo com secretário de Obras Públicas há intervenções de drenagem – algumas já finalizadas, outras em execução – pavimentação, com parte da extensão em asfalto e outras em concreto, implantação de calçadas em blocos de concreto tipo paver, a construção de uma ciclovia e o plantio de grama em vários trechos.
Dos 70 mil metros quadrados de grama previstos no projeto, mais de 21 mil metros quadrados já foram plantados.
As intervenções são feitas em partes para não afetar o deslocamento das pessoas, uma vez que os serviços acontecem com a manutenção do trânsito fluindo na Linha Verde.
Durante a vistoria, Greca teve um encontro com o cuidador de idosos Charles Massolin, que é morador do Bairro Alto e, ao perceber a presença do prefeito, levou a filha Valentina para conhecê-lo. “Uma alegria ver como a obra deslanchou, está cada dia mais avançada e isso nos deixa satisfeitos”, contou Massolin.
Lotes concluídos
As intervenções do lote 4.1 foram retomadas em setembro do ano passado e estão a cargo do consórcio TC-Linha Verde, composto pelas empresas Compasa Ltda e TCE Engenharia Ltda, vencedor da licitação realizada em 2022. A conclusão está prevista para o segundo semestre de 2024, é financiada pela Caixa Econômica Federal, com coordenação e fiscalização da Secretaria Municipal de Obras Públicas.
Na gestão do prefeito Rafael Greca, foram finalizados com sucesso os lotes 3.1 e 3.2 da Linha Verde Norte, abrangendo uma extensão significativa e contribuindo para a conclusão de 85% do eixo da Linha Verde destinado ao transporte coletivo.
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