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EPR Litoral Pioneiro completa seis meses de concessão com mais de R$ 150 milhões investidos

Trabalhos iniciais e emergências seguem até o próximo mês de fevereiro, quando fecha o primeiro ciclo de obras previstos em contrato de concessão
(Foto: Divulgação EPR Litoral Pioneiro)
Trabalhos iniciais e emergências seguem até o próximo mês de fevereiro, quando fecha o primeiro ciclo de obras previstos em contrato de concessão

Redação*

30/08/24
às
8:45

- Atualizado há 3 meses

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A EPR Litoral Pioneiro completa seis meses de operação com melhorias importantes nos 605 quilômetros de rodovias que compõem o Lote 2 do novo modelo de concessão no Paraná. Do Litoral paranaense a Curitiba e dos Campos Gerais ao Norte Pioneiro, as equipes da concessionária vêm atuando em diversas frentes para garantir segurança e conforto aos usuários. Para isso, investiu mais de R$ 150 milhões no período.

A retomada dos serviços tem impacto direto na eficiência das rodovias. Ainda no período de trabalhos iniciais, previstos em contrato para serem realizados no primeiro ano de concessão, a EPR Litoral Pioneiro atuou na recuperação da recuperação da trafegabilidade das rodovias. Foram 50 mil toneladas de materiais utilizados para a recomposição do pavimento e quase 2 mil novas placas de sinalização implantadas. O foco também é oferecer uma estrutura de atendimento completa e ágil.

Os motoristas que trafegam pela BR-277, entre Curitiba e o Litoral do Paraná, já percebem diferenças nas condições da rodovia. Entre as principais entregas realizadas está a solução definitiva na encosta do km 40, no sentido Paranaguá, ponto onde foram registrados deslizamentos antes do início da concessão. Depois de uma estratégia emergencial, uma complexa solução de Engenharia eliminou o risco de novos deslizamentos no local, trabalho que recebeu mais de R$ 3 milhões de investimento.

Viadutos revitalizados

Em paralelo, as equipes da EPR Litoral Pioneiro atuaram na recuperação do pavimento nos Viadutos dos Padres e do Caruru, no alto da Serra do Mar. Os dois pontos, que estavam bastante deteriorados, foram os primeiros entregues para a comunidade. Além disso, desde o início da operação os trabalhos se concentraram em serviços de tapa-buracos, implantação de sinalização vertical e horizontal, melhoria da iluminação, limpeza dos sistemas de drenagem, roçada, entre outros serviços em todo o trecho sob concessão.

“Ainda na BR-277, o início do atendimento operacional nas avenidas Ayrton Senna e Bento Rocha, que fazem acesso ao Porto de Paranaguá, representa um marco na importância do serviço de concessões para as comunidades locais”, comenta o diretor-presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira. As duas vias ainda não haviam sido concessionadas, assim como a PR-092, entre Santo Antônio da Platina e Jaguariaíva.

Melhorias no Norte Pioneiro

A estrutura de atendimento operacional à disposição dos usuários também está fazendo diferença nas rodovias do Norte Pioneiro. Assim como no trecho entre a capital e o litoral do estado, a região também conta com ambulâncias para atendimento médico na rodovia, guinchos para veículos pesados e para veículos leves, caminhão pipa, caminhão de resgate de animais e veículos de inspeção de tráfego, bem como bases operacionais.

Entre as obras na região, a revitalização do acesso à ponte sobre o Rio Ubá, na BR-153,  entre Santo Antônio da Platina e Jacarezinho, atendeu a uma reivindicação antiga da comunidade. Além das melhorias no pavimento, o trecho recebeu manutenção do guarda-corpo, das defensas metálicas e do passeio, instalação de redutores de velocidade e inserção de dispositivos orientativos aos motoristas.

A comunicação com os usuários também ficou mais próxima. A EPR Litoral Pioneiro está à disposição dos usuários por diversos canais. A Ouvidoria recebe reclamações, sugestões e elogios, enquanto as redes sociais e o aplicativo da concessionária divulgam todas as novidades e as condições da rodovia. 

Programa de descontos

Outra novidade deste programa de concessões firmado entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a EPR Litoral Pioneiro são os descontos no valor da tarifa para os usuários que utilizam a TAG de cobrança automática.

Para veículos de passeio, a concessionária oferece o Desconto de Usuário Frequente (DUF) que, dependendo da praça, pode chegar a até 98% de desconto no valor tarifário. Além disso, para todos os veículos que utilizam a TAG existe o Desconto Básico da Tarifa (DBT), de 5%.

Nos últimos 6 meses, mais de 55% de todos os veículos que trafegam pelas praças da EPR já possuem a TAG e usufruem do desconto. O setor de Comunicação da concessionária vem trabalhando em inúmeras ações online e offline para informar os usuários sobre essa novidade e intensificará as ações nos próximos meses.

Operação em números – 6 meses

Quase 50 mil toneladas de materiais utilizados para a fresagem e recomposição do pavimento, além de reparos localizados;
148 mil m² de pista com microfresagem e 95 mil m² com microrrevestimento;
2 mil placas de sinalização, 120 mil m² de sinalização e 16 mil tachas implantadas;
Quase 10 mil metros de telas implantadas e em manutenção;
173 toneladas de resíduos coletados;
225 metros de sistema de drenagem limpos;
2,2 mil quilômetros roçados, com coleta de 4.6 toneladas de massa verde;
97 estruturas recuperadas;
31.591 ocorrências atendidas;
3,2 mil manifestações recebidas pela Ouvidoria.

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