Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

PUBLICIDADE

A segunda fase do binário das ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha, no bairro São Lourenço, deverá resultar em mais segurança e fluidez no trânsito para a região. É o que afirmam os moradores e a população que transita pelo bairro. A implantação, feita pela Superintendência de Trânsito (Setran), teve início na manhã desta quarta-feira (12/6).

Morador no bairro há 50 anos, Antonio Mario Semokoviski, acredita que a mudança deve reduzir os congestionamentos. “Já cheguei a levar cerca de meia hora para percorrer um pequeno trecho da Mateus Leme. Com o sentido único, acredito que vá melhorar”, opinou.

Esta também é a expectativa de Karyna Amorim, que costuma trafegar pela Mateus Leme nos horários de pico. “A expectativa é grande. Costumo passar por aqui no fim da tarde, na saída das escolas e do trabalho. Realmente é bem complicado. Sempre que posso, procuro vias alternativas. Acredito que agora vá melhorar”, disse ela.

PUBLICIDADE

Novos sentidos

Com a mudança, oito ruas passaram a ter sentido único de circulação. Também houve alteração de itinerário em linhas de ônibus. O projeto é do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e o objetivo é melhorar a fluidez no trânsito da região.

“Nestes primeiros dias, é preciso que os motoristas tenham um pouco de paciência e prestem atenção na sinalização. Ainda estão sendo feitos ajustes no trânsito. Os agentes de trânsito vão permanecer na região para orientar e auxiliar neste processo de adaptação”, explicou a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

Semáforos

Para melhorar a segurança viária, a nova etapa do binário ganhou três novos semáforos, e outros dois já existentes foram readequados. Um dos novos semáforos, que ainda será instalado nos próximos dias na Rua Prof. Joaquim de Matos Barreto, será destinado exclusivamente para pedestres, com acionamento por botoeira. Ele será implantado em frente às unidades educacionais do Centro Municipal de Educação Infantil Maria José Coutinho Camargo e do Colégio Marista Santa Maria, para facilitar a travessia da comunidade escolar.

Novas correções geométricas

Para viabilizar o novo binário, a Prefeitura realizou várias intervenções em seis cruzamentos da região. De acordo com a Superintendência de Manutenção Urbana, da Secretaria de Governo Municipal, que coordena as equipes de trabalho, ainda restam algumas adequações na região do binário.

PUBLICIDADE

Nos próximos dias, a Prefeitura vai realizar correções geométricas nos cruzamentos das ruas João Guariza e Mateus Leme, nas proximidades dos cruzamentos da Mateus Leme com Nilo Brandão e Nilo Peçanha com Elias Joaquim. A estimativa é que as ações sejam concluídas até o final de junho, se as condições do tempo permitirem.

*Com informações da SMCS