- Atualizado há 2 anos
O PSD do Paraná realizou na manhã deste sábado (30), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, convenção estadual para confirmar a candidatura à reeleição do governador Ratinho Junior. Em entrevista durante o evento, o governador falou sobre as conquistas do primeiro mandato e saiu do muro quanto ao candidato ao Senado: vai apoiar o deputado federal Paulo Martins (PL), alinhado ao presidente Jair Bolsonaro.
“Nós temos uma aliança muito ampla, com candidatos a presidência e senado, que automaticamente estão juntos nesse projeto do Paraná. Para o Senado, eu tenho um candidato pessoal, que é o Paulo Martins, que deve ter sua candidatura homologada em breve”, afirmou o governador.
Para o Governo, a candidatura de Ratinho Jr. tem o apoio do União Brasil, que tem Sérgio Moro como candidato ao Senado, o MDB, que tem Orlando Pessuti e o PP, que tem Guto Silva. Resta saber a decisão de Álvaro Dias, do Podemos, que ainda não se manifestou sobre um apoio ao governador. A convenção do partido acontece na próxima sexta-feira, em Curitiba.
Segundo Ratinho, para a presidência da República se mantém o apoio irrestrito à reeleição de Jair Bolsonaro (PL). “Tenho uma gratidão ao Bolsonaro, porque foi quem mais investiu no Paraná em 30 anos. Como gratidão e reconhecimento, precisamos apoiar o Bolsonaro”, pontuou o governador.
Cerca de cinco mil pessoas acompanharam a convenção neste sábado, de acordo com estimativa do PSD. “Tenho muita alegria de ter o reconhecimento a população e isso nos deixa honrado. Eu recebo para trabalhar, a população me paga para isso e não para ficar brigando. Acabei com isso, que atrapalhava o governo, com união entre a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa”, salientou.
Além dos já citados, Solidariedade e o Republicanos, também irão apoiar o governador. Até 15 de agosto, outros partidos devem confirmar o apoio. No evento, o PSD também formalizou as candidaturas de 55 candidatos a deputados estaduais e 31 deputados federais, à vice-governador, novamente com o empresário e presidente licenciado da Fecomércio, Darci Piana.
O PSD atualmente já comanda 141 prefeituras, mais de um terço do total de municípios do estado, além de 55 vice-prefeitos e 659 vereadores. O partido também tem a maior bancada da ALEP, com 16 deputados estaduais, e seis deputados federais.
O Partido do Trabalhadores (PT) oficializou a candidatura do ex-governador Roberto Requião ao governo do Estado. O partido Democracia Cristã lançou há dias Joni Correia como pré-candidato ao governo. Na mesma esteira, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) lançará a pré-candidatura do ex-deputado federal Ricardo Gomyde ao governo, neste sábado (30).
Última pesquisa para o Governo do Paraná, divulgada nesta semana pelo Instituto Ipespe, mostra que o governador Ratinho Júnior (PSD) lidera as intenções de voto para o governo do Paraná, com 51%, mais do que o dobro do porcentual do ex-governador Roberto Requião (PT), com 25%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de julho e ouviu 1.200 eleitores. A margem de erro máximo estimada é de 2.9 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob os protocolos BR-02620/2022 e PR01338/2022.