- Atualizado há 2 anos
Se a base é um dos erros mais comuns se utilizada na cor errada, acredite, o corretivo também é. E para entender como a escolha deve ser feita, primeiro você precisa saber se sua pele tem linhas de expressão mais marcadas ou não. Se sua pele está bem hidratada, se é jovem ou madura. Existem corretivos com alta, média e baixa cobertura, líquidos, cremosos, enfim muita variedade, logo pode ser um pouco complicado escolher a textura correta.
Pele jovem, sem muitas linhas, quase todas as texturas de corretivo vão dar certo (pode abusar até dos cremosos). Já para peles menos hidratadas, maduras ou com muitas linhas, opte pelos corretivos líquidos, de no máximo média cobertura. Dessa forma, a pele não ficará muito marcada e o resultado será mais natural.
Segundo ponto a ser analisado é para qual finalidade você quer o corretivo: correção de colorações, tipo olheiras, manchas, espinhas ou iluminação. Também para destacar pontos – geralmente essa técnica é feita para contorno, pois existem corretivos claros, escuros e coloridos.
Para descobrir qual corretivo você vai usar para eliminar determinada cor de mancha, você vai usar o círculo cromático. Digamos que o problema que você quer resolver é de cor vermelha (uma espinha, por exemplo) localize a cor vermelha no círculo cromático e veja a cor que está bem em frente ao vermelho, que é o verde. Ou seja, o corretivo de cor verde é que ao ser aplicado em cima da espinha avermelhada vai neutralizar. E assim, olhando o círculo cromático, você consegue achar a cor do problema e bem em frente vai ter a cor da solução.
Mas é válido lembrar que sempre é mais interessante, para quem está começando no mundo da maquiagem, optar por um corretivo (um tom abaixo ou no mesmo tom da sua pele) que tenha uma cobertura maior do que já se jogar de cara em corretivos coloridos. Mas, caso você já se sinta segura para isso, lembre-se que o corretivo colorido deve ser coberto por um produto da cor da sua pele. Ele pode ser corretivo ou base da cor da sua pele: veja a coluna anterior para saber como escolher a cor certa.
Para você iluminar a pele, utilize um corretivo até dois tons mais claros que sua cor de pele. Já para escurecer um corretivo, use até dois tons mais escuro que a cor da sua pele. E esfume muito bem para não deixar marcado.
Poderíamos estudar por horas sobre corretivos, texturas e cores. Mas para você que está iniciando ainda neste mundo incrível da automaquiagem, essas informações já são o suficiente para que possa escolher e usar seu corretivo.
Agora é hora de dar uma olhadinha nos corretivos que você tem e se assegurar que eles estão corretos. Ah, aproveite para verificar a validade!
Esse aprendizado de automaquiagem é fundamental para que a cada dia você fique mais segura em criar sua maquiagem e arrasar por aí. Autoestima elevada é tudo e a maquiagem te ajuda muito nisso.
*Andressa Cor, professora de maquiagem e maquiadora com certificação internacional. Publicitária e fotógrafa.