PUBLICIDADE
Quaaase! /
SEGURANÇA

Correntista de banco em Curitiba denuncia golpe com criminoso bom de lábia

Golpistas queriam que empresário digitasse chave e senha de banco em site estranho
Golpistas queriam que empresário digitasse chave e senha de banco em site estranho

Geovane Barreiro

05/05/22
às
16:53

- Atualizado há 3 anos

Compartilhe:

O empresário Eduardo Sebastião, morador de Curitiba, foi alvo de uma tentativa de golpe, na manhã desta quinta-feira (5). Nada de novo nesse mundo cão. Mas, nesse caso, o que chama atenção é que a equipe de golpistas anda fazendo aula de Língua Portuguesa. Eduardo se ligou nos detalhes o perigo que estava correndo.

A tentativa de golpe foi por telefone, o fixo instalado na casa do empresário. “Uma pessoa me ligou dizendo que era do Banco do Brasil, que minha conta jurídica tinha uma inconsistência e eu não conseguiria mais fazer transações pelo celular. Nessa, ele pediu que eu entrasse em um computador onde já tinha feito algumas movimentações, é porque tem uma chave para acessar”, descreveu Eduardo, em entrevista ao Portal Nosso Dia.

Muito educado, um vocabulário invejável e, como dizem por aí, uma dicção de milhões. Nenhuma desconfiança. Até que o suposto agente bancário manda um link para que ele acessasse.

Site tinha página igual ao Banco do Brasil. Foto: Reprodução
Site enviado pelos golpistas. Foto: Reprodução

“Nesse site apareceu a máscara do banco, igualzinho ao site. Tinha os campos para digitar a senha e tudo mais. Mas, o que me chamou atenção era que esse link (veja ao lado) não tinha nada a ver com o banco, eram umas letras estranhas”, completou.

Bom de lábia

Diante disso, passou a manter a ligação, mas sem digitar nenhum tecla no site estranho. “Com certeza, eles queriam, por meio desse site, a minha chave, minha senha e depois teriam acesso a todos os meus dados bancários”, acredita Eduardo.

A persuasão continuou. Mesmo o empresário dizendo que não digitaria nada naquele site e que desconfiava de um golpe, do outro lado da linha, o ‘atendente’: “Senhor, sua conta será bloqueada. Peço, por favor, que abra o link que faremos novamente o processo”. Haja paciência e cara de pau.

Para o Portal Nosso Dia, Eduardo confirmou que depois acionou o Banco do Brasil e que nenhuma daquelas informações de bloqueio em conta era verídicas.

Modalidade

Golpista tem tempo e, por isso, há várias modalidades para fisgar a grana do outro. Nesse enfrentado pelo empresário Eduardo, o golpe se chama phishing, que vem da palavra inglês fishing que significa pescar.

É um crime cibernético que fisga a vítima com o objetivo de pegar os seus dados e/ou fazer com que realize alguma transação.

A vítima cai nesse tipo de golpe quando recebe, por exemplo, um e-mail, ou SMS de alguma loja ou de alguém de confiança que pede para fazer alguma coisa, geralmente clicar em um link. Dependendo do tipo de phishing, nem é necessário a pessoa digitar seus dados, bastando apenas clicar no link para ter seu aparelho invadido por um vírus que fará esse trabalho.

TÁ SABENDO?

SEGURANÇA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias