PUBLICIDADE
Maquiagem /
OPINIÃO

Beleza: Biossegurança para maquiagem, você sabe o que é?

Esse tema é muito importante e você precisa saber para evitar riscos de contaminação de pessoas e ambiente, trazendo garantia de saúde a todos.
Esse tema é muito importante e você precisa saber para evitar riscos de contaminação de pessoas e ambiente, trazendo garantia de saúde a todos.

Andressa Cor

03/06/23
às
17:57

- Atualizado há 2 anos

Compartilhe:

A biossegurança na maquiagem é o todo o processo que envolve os cuidados em utilizar o máximo possível de descartáveis, fazer a esterilização de pincéis e acessórios de forma correta, manter o ambiente limpo, não compartilhar determinados produtos e principalmente, não deixar as maquiagens ficarem expostas a material humano de terceiros (saliva, lágrimas, suor…), e por fim, mas não menos importante, higienizar corretamente e sempre bancadas, materiais e mãos e por aí vai.

Mas a biossegurança não é algo apenas para nós maquiadores profissionais, ela serve também para você, na sua automaquiagem, você tendo alguns cuidados com sua rotina com certeza terá muito menos chances de desenvolver alergia e/ou doenças oportunistas.

Colunista do Portal Nosso Dia, Andressa Cor é professora de maquiagem e maquiadora com certificação internacional. Foto: Arquivo pessoal

 Se liga nestas dicas: 

1 – Lave bem as mãos antes de iniciar a maquiagem (e o rosto também).

2 – Não assopre o pincel para remover o excesso de produto, isso faz com que gotículas de saliva fiquem no pincel e sejam aplicados nos seu rosto junto com a maquiagem.

3 –  Não compartilhe suas maquiagens com amigas e colegas de trabalho, você não tem como ter certeza se essa pessoa faz a higienização correta do rosto ou como  ela cuida da higiene bucal e é bem aí que mora o perigo de você pegar alguma doença ou alergia. 

4 – Mas de todos os produtos que você nunca deve compartilhar os mais problemáticos são: máscara para cílios e batom. 

5 – Lave seus pinceis a cada sete dias, eles podem ficar com muitos microorganismos grudados neles e assim te ajudar a ter alergias. 

6 – Nunca use produtos vencidos, não importa se faz pouco tempo que está vencido, não use. 

7 – Não guarde sua maquiagem em local úmido, isso pode comprometer a durabilidade da mesma e deixar um local propício para proliferação de fungos. 

8 – Caso vá ser maquiada por uma profissional, analise como ela cuida da biossegurança dos materiais, maquiagens, descartáveis e tudo no geral, na dúvida opte por outra profissional.

Não é tão difícil tomar estes cuidados, não é? E pode ter certeza de que são detalhes que podem fazer muita diferença em sua saúde. 

Andressa Cor* é professora de maquiagem e maquiadora com certificação internacional. Publicitária e fotógrafa.

TÁ SABENDO?

OPINIÃO

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias