- Atualizado há 2 anos
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A nova interdição da rodovia BR-277, devido ao afundamento do pavimento das pistas no km 33,5, na região de Morretes, vai gerar prejuízos incalculáveis ao setor agropecuário do Paraná. A afirmação é do presidente do Sistema FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), Ágide Meneguette, que descreveu já estar ocorrendo um desvio de cargas para os Portos de Santos, em São Paulo, e São Francisco, em Santa Catarina, devido a condição da estrada que leva ao Porto de Paranaguá.
“A logistíca que se mandava para o Paraná, está indo para os Portos de Santos e São Francisco, em Santa Catarina. Esta inabilidade administrativa está custando caro para o Paraná e isso está acontecendo por falta de gestão. O bloqueio da rodovia já provoca impactos significativos no escoamento da safra de soja, em um momento em que o Estado tem perspectivas de bater um recorde de produção”, afirmou.
De acordo com o presidente, é hora de deixar a diferença política de lado e caminhar para uma solução. “Nosso posicionamento é que se precisa pensar que a diferença política era até o dia da eleição, agora temos que pensar no melhor para o Brasil. Isso está sendo um trabalho contra a economia do Paraná”, pontou.
Conforme o Sistema FAEP, a fila de caminhões, que não conseguem chegar ao Porto de Paranaguá, gera demurrage – taxa de estadia dos navios por período que permanecem atracados, aguardando a chegada das cargas.
“Esse dinheiro sai do bolso do produtor rural. Já temos notícias de cooperativas e traders que têm optado a escoar sua produção pelos portos de Santos, em São Paulo, e de São Francisco, em Santa Catarina, ainda que com frete mais caro”, pontuou a FAEP.
Ontem, o governador em exercício do Paraná, Darci Piana, encaminhou um ofício ao Ministério do Transportes pedindo rapidez nas obras de recuperação da BR-277. Ao mesmo tempo, o deputado Arilson Chiorato (PT), afirmou que o Governo Federal vai liberar R$ 439 milhões para obras de manutenção das rodovias do Paraná. Ainda cutucou o governo anterior de Jair Bolsonaro, apoiado pelo governador Ratinho Junior, lembrando que o valor é três vezes maior que o orçamento para rodovias liberado no ano passado. Saiba mais clicando aqui.