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Governo do PR pede rapidez a Lula em obras na BR-277; deputado do PT diz que verba será liberada

O alerta do Estado é uma preocupação diante da necessidade de escoamento da maior safra da história, estimada em 20,89 milhões de toneladas de soja
(Foto: Reprodução)
O alerta do Estado é uma preocupação diante da necessidade de escoamento da maior safra da história, estimada em 20,89 milhões de toneladas de soja

Redação

09/03/23
às
7:22

- Atualizado há 2 anos

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O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, mandou um ofício ao Ministério dos Transportes do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (08), pedindo celeridade ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na identificação dos motivos que provocaram o afundamento de pista na BR-277 e na solução do problema. A administração da rodovia federal é de responsabilidade da União.

Por sua vez, o deputado estadual do PT, Arilson Chiorato, que foi presidente da Frente Parlamentar do Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), afirmou que o Governo Federal vai liberar R$ 439 milhões para obras de manutenção das rodovias do Paraná. Ainda cutucou o governo anterior de Jair Bolsonaro, apoiado pelo governador Ratinho Junior, lembrando que o valor é três vezes maior que o orçamento para rodovias liberado no ano passado

“Recebi hoje do Ministro de Transportes, Renan Filho, a notícia de que o DNIT já está trabalhando na liberação do tráfego da BR-277. Além disso, o Governo Federal está apontando soluções e vai liberar R$ 439 milhões para obras de manutenção das rodovias do Paraná. O valor é 3 vezes maior do que o orçamento liberado no ano passado”, afirmou.

Interdição

A principal ligação dos municípios do Estado com o Litoral e o Porto de Paranaguá foi interrompida na madrugada desta quarta. O alerta do Estado é uma preocupação diante da necessidade de escoamento da maior safra da história, estimada em 20,89 milhões de toneladas de soja, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Neste mês março, 10.207 caminhões entraram no Porto de Paranaguá para descarregar soja, milho e farelo. Somente nesta quarta, de 0h às 16h, foram recebidos 381 veículos dos 754 que estavam agendados.

O ofício também pede celeridade ao Ministério no novo pacote de concessões, que vem sendo construído desde 2019. As partes envolvidas no processo, inclusive a sociedade civil, ouvida em duas audiências públicas oficiais e em reuniões com a Assembleia Legislativa, entenderam que a concessão por menor tarifa, sem outorga e com uma grande quantidade de obras é a melhor.

No formato definido, estão previstos investimentos de mais de R$ 50 bilhões em obras de duplicações, contornos e viadutos, além de manutenção das rodovias, pelos próximos 30 anos. O lote 2, que contempla o trecho da BR-277 na Serra do Mar, já recebeu o aval do Tribunal de Contas da União.

“A cessão da rodovia à iniciativa privada, construída em comum acordo entre o Governo do Paraná, Assembleia Legislativa do Estado, a sociedade civil organizada e o próprio Ministério, prevê investimentos em obras estruturantes em um curto período, evitando que incidentes como o que ocorre neste momento se tornem rotina. O Paraná e o Brasil não podem ter impedimento no seu caminho de progresso”, afirma o ofício encaminhado ao ministro Renan Filho.

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