- Atualizado há 22 segundos
Uma frase da vereadora Professora Angela (PSOL) sobre um suposto histórico racista de torcedores e do time do Coritiba, durante a sessão da Câmara Municipal nesta segunda-feira (10), revoltou os torcedores do Verdão. A repercussão foi tamanha que a parlamentar usou as redes sociais durante a tarde para pedir desculpas.
A fala foi feita durante sessão de homenagem ao zagueiro Léo, do Athletico Paranaense, que no Atletiba do último dia 25 foi chamado de ‘Macaco’ por um torcedor do Coxa. Durante a fala, a vereador disse que o Coritiba tem um histórico ainda maior de casos de racismo.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Curitiba tem um histórico já e o Coxa mais ainda de racismo. A cidade precisa enfrentar o racismo. E quero me solidarizar ao Léo Pelé pelo ocorrido naquele dia no estádio”, afirmou a vereadora durante a sessão.
Assista ao vídeo abaixo:
Repudiamos a fala irresponsável da vereadora Professora Ângela (PSOL), que acusou o Coritiba de ter um histórico de racismo. Essa é uma mentira descarada de quem não conhece a história do clube, seu passado e seu presente. Exigimos respeito!
— Coritiba da Deprê 🇳🇬🇧🇷 (@coritibadadepr1) February 10, 2025
(+) pic.twitter.com/NroaxeqvqK
Imediatamente o trecho da fala da vereadora viralizou nas redes sociais, com centenas de perfis de torcedores alviverdes revoltados com a fala dela já que não foi dado um embasamento para a declaração. Ligados ao Coritiba, os vereadores Renan Ceschin (Podemos) e Pier Petruzielo (PP) afirmaram que exigirão uma retratação da vereadora.
“Não é porque eu sou um torcedor do Coritiba, mas colocar um clube de futebol como racista, tendo histórico de racismo, não é a verdade do Coritiba, como não é do Paraná e do Athletico. Temos que encaram esse fato do racismo não como algo do futebol, mas sim como um crime que todos nós não concordamos e discordamos plenamente”, afirmou o vereador Pier.
Com a imensa repercusão, a veredora do PSOL gravou um vídeo durante a tarde em que se desculpa com os torcedores do Coritiba. “Errei! O racismo é estrutural no Brasil e não pode ser tratado como clubismo. Quase todos os times brasileiros já tiveram casos de racismo na história. Portanto, eu fui infeliz ao mencionar o Coritiba com ênfase nesse debate. Quero pedir aqui desculpas aos torcedores e a instituição. De nossa parte, continuaremos nessa luta incansável contra o racismo”, falou.
Assista ao vídeo desculpas feitos pela vereadora:
Me retrato com o Coritiba Foot Ball Club e com sua torcida pela minha fala em plenário. Seguiremos juntos no combate ao racismo! pic.twitter.com/GjsQJjw3Wz
— Professora Angela (@profangelapsol) February 10, 2025