- Atualizado há 4 semanas
Presidente eleito para o biênio 2025/26 na Assembleia Legislativa do Paraná (Ale), o deputado estadual Alexandre Curi (PSD) afirmou, em entrevista após a votação, na tarde desta segunda-feira (11), que buscará avanços na área da tecnologia e na transparência da Casa de Lei. A expectativa, inclusive, é que na semana que vem a Alep recebe o selo diamante da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
“Vamos avançar na transparência, na próxima semana os Tribunais de Contas se reúnem em Foz do Iguaçu e estamos na busca do selo diamante de transparência. No último ranking ficamos na sétima colocação e isso não nos deixou satisfeito. Foi instalada uma comissão e estamos na expectativa de receber o selo diamante e passar de 90% de transparências. Todos os ítens apontados pelo Tribunal de Contas nos já alcançamos e vamos continuar a avançar neste sentido”, disse Curi.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O futuro presidente da Alep também destacou a importância em avançar na tecnologia, para deixar o serviço mais rápido e até mesmo sustentável. “Avançar para a tecnologia. Uso da Inteligência Artificial (IA), sustentabilidade com prédios inteligentes, uso da energia solar, acabar com o uso do papel. A ideia da inteligencia artificial é desburocratizar. Vamos trazer inovação, sustentabilidade e transparência”, destacou.
Sobre as novas eleições, já que a mesma chapa havia sido eleita há alguns meses na Alep, Curi agradeceu a todos os deputados pelo entendimento de que a insegurança jurídica poderia causar problemas para a Assembleia. “De forma unânime entenderam que era necessária a revogação da nossa resolução, alterando o caput do artigo 13 do Regimento Interno, aprovando uma nova resolução. Quero externar a minha gratidão por, mais uma vez, ser eleito pela unanimidade dos deputados aqui da Casa”, afirmou.
Na nova composição eleita, o deputado Gugu Bueno (PSD) será o primeiro-secretário; já a deputada Maria Victoria (PP) permanece na Segunda Secretaria. A deputada Flávia Francischini (União) assume como a primeira vice-presidente. Completam o grupo o deputado Delegado Jacovós (PL), como segundo vice-presidente, e o deputado Moacyr Fadel (PSD), que se torna o terceiro vice-presidente. A terceira-secretaria fica sob o comando do deputado Requião Filho (PT), seguido pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que permanece como quarto secretário, e pelo deputado Goura (PDT), que será o quinto secretário.
“A eleição foi só uma formalidade. A montagem dessa chapa representa todos os poderes, todas as alas dessa Casa e foi discutida no mês de agosto. Entendemos que, por uma questão de segurança jurídica, era melhor refazer essa eleição. Tivemos mais uma vez uma votação unânime e o Poder Legislativo do Paraná segue firme e forte, cada um cumprindo com o seu papel e fazendo a diferença para a sociedade do Paraná”, declarou Gugu Bueno.
Flávia Francischini se disse feliz em assumir uma posição jamais ocupada por uma mulher na Assembleia. “Mostra como cada vez mais, com competência, sabedoria e trabalho, as mulheres estão ocupando mais espaços, com respaldo dos parlamentares. Feliz de estar ao lado do deputado Alexandre Curi, que ajuda a todos, sempre com portas abertas aos deputados e prefeitos de todo o estado”.
Trajetória
Presidente da Assembleia entre 2023-2025, o deputado Ademar Traiano encerra em fevereiro o quinto mandato consecutivo à frente do Legislativo. Já Alexandre Curi assumirá a presidência pela primeira vez. Atual primeiro-secretário, ele ocupou a mesma a função entre 2007 e 2010. Alexandre Curi iniciou a carreira política acompanhando o avô e ex-presidente do Poder Legislativo paranaense, Aníbal Khury, aos 16 anos. Em 2000, elegeu-se vereador de Curitiba – à época o mais jovem entre as capitais do Brasil. Em 2002, assumiu pela primeira vez uma cadeira no legislativo estadual.