Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Curitiba liberou, a partir desta quinta-feira (2/5), a vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses de idade. Em entrevista ao Portal Nosso Dia, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, fez uma convocação ao morador da capital.

"As crianças já sabem e os papais também. Vacinar é amar. Quem ama vacina e quem ama faz vacinar", disse o prefeito na manhã desta quinta-feira (2).

A cobertura vacinal da campanha em Curitiba, iniciada em 25 de março, atingiu 26,6% do público prioritário até o dia 30 de abril. A SMS conta com cerca de 260 mil doses da vacina influenza em estoque e vai imunizar a população até esgotar as doses disponíveis.

PUBLICIDADE

Depois de aplicada, a vacina leva cerca de 15 dias para conferir imunidade à pessoa que a recebeu, o que reforça a importância de se buscar a proteção o mais cedo possível, para garantir a imunidade antes da queda brusca das temperaturas, quando há prevalência da circulação dos vírus respiratórios.

A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é trivalente e protege contra a cepa da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2. É contraindicada para menores de 6 meses e também para pessoas que tiveram reação anafilática grave em aplicações anteriores.

Orientações

Para se vacinar, além de ser morador de Curitiba, é preciso apresentar documento de identificação com foto. Pessoas que tiverem doenças febris, inclusive covid-19, devem aguardar a ausência de sintomas para receber sua dose contra a gripe.

PUBLICIDADE

A vacina pode ser aplicada em 108 Unidades de Saúde (US) da capital paranaense, das 8h até o final do expediente. Os endereços e o horário de atendimento das unidades podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba.

A US Ouvidor Pardinho, no centro de Curitiba, é a única que não vacina crianças. Todas as demais vacinam todos os públicos. A SMS também orienta que os usuários cheguem com pelo menos 15 minutos de antecedência antes do horário de fechamento da unidade de saúde, para realizar qualquer vacina.