- Atualizado há 14 horas
A substituição do pagamento em dinheiro por cartões no transporte coletivo de Curitiba foi fundamental para a redução de 97% no número de assaltos entre 2019 e 2024, segundo levantamento da Urbanização de Curitiba (URBS). A circulação reduzida de cédulas nos ônibus, iniciada em 2020, ajudou a diminuir drasticamente os crimes. Em 2024, foram registradas apenas 21 ocorrências, comparadas aos 834 casos de 2019.
O prejuízo financeiro também caiu de forma significativa, passando de R$ 125,2 mil em 2019 para apenas R$ 847 no ano passado. Atualmente, 91% das passagens são pagas com cartões, e somente 8,59% das transações ainda envolvem dinheiro em espécie.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Segundo o presidente da URBS, Ogeny Pedro Maia Neto, o uso de cartões trouxe praticidade e mais segurança para passageiros e trabalhadores do transporte coletivo: “Com o cartão, o passageiro não precisa carregar dinheiro ou depender de troco, o que reduz significativamente os riscos de assaltos.”
Além do aumento do uso de cartões, outras ações contribuíram para a queda nos crimes, como a instalação de câmeras de segurança nos ônibus, o reforço da Guarda Municipal em terminais e estações-tubo, e a atuação de equipes de vigilância.
Os dados mostram uma redução gradual no número de assaltos ao longo dos anos: 834 em 2019, 560 em 2020, 186 em 2021, 106 em 2022 e 37 em 2023, até atingir os 21 casos de 2024. A diminuição acompanha a ampliação do uso de cartões no transporte público, que substituíram progressivamente o dinheiro como meio de pagamento.
Para facilitar a adesão, a confecção da primeira via do cartão-transporte é gratuita. O atendimento pode ser agendado no site da Urbs e realizado nas unidades da Rua da Cidadania, com documentos pessoais e comprovante de endereço. O serviço também está disponível no Urbs Móvel, ônibus itinerante que atende diferentes bairros da cidade.
Combinando tecnologia, segurança e serviços mais acessíveis, Curitiba segue avançando na modernização de seu sistema de transporte coletivo, tornando-o mais seguro e eficiente para todos.