PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

“Somos uma cidade metropolitana”, destaca Pimentel em eleição da Assomec

Prefeito Eduardo Pimentel participa da eleição e posse da nova diretoria da Assomec. Curitiba, 07/01/2025. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Luiz Henrique de Oliveira e Geovane Barreiro

08/01/25
às
6:02

- Atualizado há 21 horas

Compartilhe:

Presente na eleição do prefeito de Colombo, Hélder Lazarotto, que comandará à Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Assomec) nos próximos dois anos, o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, destacou a união entre Curitiba e as cidades metropolitanas, destancado que a capital é um município metropolitano e que caminha com os vizinhos.

“É muito importante esta parceria, porque somos uma cidade metropolitana e temos que pensar como tal. Aqui temos bons prefeitos que trabalham em união, como mostrou a eleição de chapa única do prefeito Hélder”, destacou Pimentel.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

O prefeito ainda comentou sobre o importante papel que Curitiba terá ao lado da Assomec durante a nova gestão. “Coloquei que Curitiba terá seu papel de capital com força. Estaremos presentes e discutindo as ações, como a nova concessão do transporte coletivo. Essa integração é fundamental para o turismo metropolitano, saúde e educação”, concluiu.

Integração na prática

Na Prefeitura de Curitiba, há exemplos dessas políticas. Na área da Segurança Alimentar foram abertas 15 unidades do programa Armazém da Família em Almirante Tamandaré, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Tunas do Paraná, Agudos do Sul, Bocaiúva do Sul, Campo Magro, Colombo, Mandirituba, Pinhais, Piraquara, Quitandinha e São José dos Pinhais (alguns municípios com mais de uma loja). Moradores de Campo Largo e Quatro Barras podem comprar nas unidades em operação em Curitiba. Os Armazéns da Família vendem produtos 30% mais baratos que os praticados pelo comércio.

Com a integração do transporte coletivo, é possível se deslocar entre Curitiba e municípios vizinhos sem pagar nova tarifa. Dos 15 milhões de passageiros por mês que usam o transporte de Curitiba, 3,2 milhões são da Região Metropolitana e entram no sistema sem precisar pagar nova passagem. Isso é possível porque há 22 terminais de integração, 242 linhas urbanas, 62 linhas metropolitanas que se integram com o sistema e quatro linhas mistas (urbanas e metropolitanas).

Assim, é possível percorrer uma distância de 43 quilômetros entre Fazenda Rio Grande a Colombo, passando por Curitiba e pagando apenas uma passagem (R$ 6). Desde 2017, foram retomadas linhas como Colombo/CIC, Pinhais/Rui Barbosa, Caiuá/Cachoeira, Barreirinha/São José e Roça Grande/Estação Solar.

Assomec

Em atividade desde a década de 1970, a Assomec reúne os 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. São eles Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Quitandinha, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná. Aí moram cerca de 3,6 milhões de pessoas, o que representa perto de 40% da população paranaense.

Participam da assembleia que escolheu os novos dirigentes da Assomec o secretário da Casa Civil, João Carlos Ortega, representando o governador Ratinho Júnior; o deputado federal Toninho Wandscheer; os deputados estaduais Requião Filho, Mauro Moraes e Alexandre Curi; a secretária estadual das Cidades, Camila Mileke Scucato; o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Edimar Santos; e o secretário municipal extraordinário da Região Metropolitana de Curitiba, Thiago Bonagura, entre outras autoridades municipais.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias