- Atualizado há 6 meses
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no Instagram, Facebook e Twitter
Nesta segunda e terça-feira (24 e 25 de junho), servidores da Prefeitura de Pinhais participaram de uma formação sobre a sistematização do Protocolo da Rede de Proteção da Família de Pinhais. A capacitação, realizada por meio da parceria com a empresa IDS, aconteceu no Centro da Juventude de Pinhais, localizado no bairro Maria Antonieta.
A ação é promovida pelo executivo municipal, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, de Saúde e de Educação e do Conselho Tutelar. “O treinamento IDS Cidadão tem como objetivo a automatização da Rede de Proteção da Família, permitindo que os diferentes envolvidos tenham acesso a informações de forma integrada. Cabe ressaltar que Pinhais é considerado, por nós da IDS, como um município modelo para a implantação do sistema”, explica Andrei Roldo, representante da IDS Software e Assessoria.
“Eu vejo com muita satisfação que, cada vez mais em nosso município, procuramos colocar como foco principal o bom atendimento às pessoas nas suas necessidades. E quando traçamos um planejamento, como esse protocolo, com o propósito de trabalhar de forma sistematizada, isso dá uma acessibilidade muito maior. Ao democratizar esses dados, obtemos informações integradas, permitindo a otimização do atendimento”, destaca a prefeita de Pinhais, Rosa Maria.
“Para chegarmos nesse cidadão, de forma completa com essas diferentes interfaces, é necessário realmente pensar que estamos construindo uma cidade que atenda melhor as pessoas, levando eficiência nos nossos serviços. E a IDS, quando vem com a intenção de uma construção, por meio de parceria, considerando Pinhais como um case de sucesso, todo mundo ganha, sobretudo as pessoas que são o propósito do nosso trabalho”, completa a prefeita.
A secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, diz que um extenso caminho foi percorrido para que se chegasse ao formato ideal de sistematização. “A automação é uma construção que não é fácil, foram várias reuniões presenciais e on-line para que a gente pudesse chegar nesse formato aqui do sistema. Sempre com o apoio da equipe da IDS e juntos construindo um sistema que atendesse às nossas necessidades. Então, este é um sistema que atenderá todos os envolvidos na defesa dos direitos da família, podendo acessar e rapidamente encontrar informações sobre os nossos usuários para podermos estabelecer ações de maneira transversal, sendo eles MP, Judiciário, PM, GM, delegacia e todos os atores internos da prefeitura”, explica.
Para Adriane da Silva Jorge Carvalho, secretária de Saúde de Pinhais, as ações são pensadas para que os atendimentos à população sejam realizados de maneira ampla e satisfatória. “Caminhamos nesse processo de construção do protocolo de atendimento com um olhar mais qualificado, sistematizado. E caminhamos nesse aprimoramento e acho que avançamos na proteção das pessoas, das famílias, ao ter esse olhar mais contributivo e por meio do sistema fazer relações mais específicas. Entendemos a ferramenta para depois gerar alguns dados. Nessa perspectiva, nossa necessidade é de cada vez mais melhorar nossas políticas e assim agir de maneira integrada”, ressalta.
A Rede de Proteção da Família de Pinhais tem o objetivo de promover ações integradas de modo intersetorial, visando a superação das situações de vulnerabilidade e risco social das famílias, favorecendo a promoção, prevenção e proteção destas. Importante ressaltar que a Rede é constituída por serviços da área da educação, saúde, assistência social e outras políticas necessárias, além do Sistema de Garantia de Direitos, formado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselho Tutelar, Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Sociedade Civil Organizada, entre outros.