- Atualizado há 4 semanas
Uma árvore Tipuana de grande porte caiu na noite desta segunda-feira (09) na Rua Afonso Pena, no Centro de Cascavel, causando prejuízos e transtornos. O fato aconteceu por volta das 21h10 e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e da Transitar para o atendimento. As informações são da Catve.com.
A árvore atingiu cinco veículos que estavam estacionados e também causou danos significativos a um restaurante. A fachada e o telhado do estabelecimento sofreram danos com o impacto. Além disso, a queda derrubou um poste de energia. Os carros atingidos foram Peugeot 208, Renault Megane, Fiat Argo, Renault Fluence e Fiat Palio.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Segundo informado pelo Ailton Lima, secretário do Meio Ambiente de Cascavel, a arborização é propriedade do município, mas com o zelo do morador.
“Olha, a arborização urbana, de acordo com a lei 6.482 de 2015, ela é um patrimônio do município né, ela é propriedade do município é claro, sob o zelo, a responsabilidade do morador. Por isto é importante que sempre em caso de necessidade se faça o protocolo, o pedido de poda, de retirada, de substituição das árvores que porventura possam estar ameaçando cair ou vir a ter algum sinistro.Neste caso específico não temos ainda informação da existência ou não de protocolo, mas uma árvore de grande porte, uma tipuana plantada há muitos anos aqui na região central de Cascavel e que por conta do volume excessivo de chuva que nós tivemos nesses últimos dias, acabou pesando demais e veio aí a colapsar”, afirmou.
As equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam no corte e remoção da árvore para liberar a via e garantir a segurança da área. A Transitar esteve presente para organizar o trânsito.
Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido. Os prejuízos em casos de queda de árvores, como o ocorrido, são ressarcidos pela Prefeitura caso haja um protocolo de solicitação de corte ou poda da árvore.
“Esse processo infelizmente acabou atingindo alguns veículos, inclusive também a estrutura física de um restaurante aqui na região central de Cascavel e é importante que todas as pessoas que tiveram algum tipo de prejuízo façam os procedimentos administrativos necessários para que a gente tenha condição de que se for o caso fazer aí a reposição ou a compensação destes valores para aqueles que porventura foram atingidos. E mais uma vez a gente registra a necessidade sempre da população de se fazer o protocolo, de fazer o registro para que a prefeitura possa atender então de maneira adequada todas aquelas demandas que a nós chegarem”.