PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Que tal ser estagiário da Prefeitura de Curitiba? 1,2 mil vagas serão abertas

Em breve, mais estudantes ganharão a oportunidade de integrar o programa de estágios
A Prefeitura de Curitiba oferece vagas de estágio para estudantes que estão cursando o Ensino Médio, a Universidade ou até mesmo a pós-graduação. Na foto, a coordenadora do setor de estágio, Salete Floriani. Curitiba, 22/01/2025. FOTO: Valquir Aureliano/SMCS
Em breve, mais estudantes ganharão a oportunidade de integrar o programa de estágios

Redação*

22/01/25
às
16:51

- Atualizado há 1 minuto

Compartilhe:

Estudantes que estão cursando o Ensino Médio, a Universidade ou até mesmo a pós-graduação podem se candidatar às vagas de estágio oferecidas pela Prefeitura. Os interessados devem acessar o portal do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) ou, para as vagas abertas nas unidades da Secretaria Municipal da Educação (SME), procurar os Núcleos Regionais do órgão.

Em breve, mais estudantes ganharão a oportunidade de integrar o programa de estágios. “Estamos nos preparando para fazer a contratação de 1.200 estudantes em fevereiro, para atuar nos centros de Educação Infantil”, contou a coordenadora do Setor de Estágios do Imap, Salete Floriani. 

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

No Portal de Estágio da Prefeitura, os alunos têm a possibilidade de pesquisar as vagas disponíveis e se cadastrar para concorrer àquelas que mais se ajustem às suas expectativas. A partir desse cadastro, é feita a seleção. Os escolhidos encaminham a documentação necessária e passam pela entrevista. Com exceção dessa última etapa, todo o processo é feito on-line.

O valor da bolsa paga aos estagiários varia de acordo com o órgão público e a modalidade da vaga. A carga horária é de 4 horas por dia, de segunda a sexta-feira. O estágio pode durar até dois anos. No caso dos estudantes de Ensino Médio, é preciso ter 16 anos completos. 

Atualmente, há 3.549 estagiários nas 28 secretarias e fundações municipais. É o caso do bacharel em Direito e pós-graduando Guilherme Ferreira, que está se despedindo da área de Contratos da Secretaria Municipal da Educação. Depois de 1 ano e 6 meses de prática, ele deixará a vaga no dia 15/02. Por isso, agora orienta a contemporânea de graduação Gisah de Lima, que assumirá em seu lugar. 

“Está sendo um período gratificante, de muito aprendizado. Gosto muito de Direito Público e, sobretudo, do trabalho na área pública. É possível que eu faça concurso e, quem sabe, volte à Prefeitura como servidor”, diz ele. 

Para o professor e bacharel em Direito Lanno Eulani, da Assessoria Técnica da SME, a presença de estagiários também é importante para a administração municipal. “É a oportunidade de mostrarmos para estudantes como o Guilherme e a Gisah um pouco da grandiosidade que é o atendimento dado pela Prefeitura ao cidadão”, define. Segundo Eulani, que atua como supervisor de estagiários de pós-graduação em Direito, o aprendizado prático é fundamental. “Eles saem para o mercado de trabalho com uma visão sobre a área em que querem atuar e começam a entender toda a complexidade que envolve situações como abrir e colocar para funcionar uma escola, manter a grama das praças aparada ou oferecer uma tarde de brincadeiras e jogos para criança”, exemplifica.

*Com informações da SMCS

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias