- Atualizado há 12 horas
O novo presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) em Curitiba, André Baú, tomou posse na noite desta quinta-feira (16) com o objetivo de cumprir a promessa de campanha do prefeito Eduardo Pimentel (PSD), que é implementar um programa habitacional arrojado, que pretende gerar 20 mil moradias em 4 anos.
“É um compromisso de campanha pela geração de 20 mil casas na cidade. O primeiro passo para a família é a casa própria. Vamos investir e buscar recursos para transformar a vida das pessoas. Nós vamos fortalecer muito isso nos próximos quatro anos”, disse o prefeito ao Portal Nosso Dia.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Segundo Pimentel, o compromisso pelas 20 mil casas foi um dos mais ousados durante a campanha eleitoral. “Vamos atender quem está na fila da Cohab e os que esperam a regularização fundiária. Buscar recursos federais, estaduais e fazer as regularizações. É um desafio, são pessoas que saem das casas de familiares, que vem de outras cidades e buscam a casa própria”, ressaltou.
Hoje, a Cohab conta com 33 mil inscritos na espera da casa própria e outras 40 mil famílias aguardam a regularização de seus terrenos. Durante o evento, de posse o novo presidente da Cohab, André Baú, ressaltou que em breve será lançado um amplo programa de incentivo que irá acelerar a realização do sonho da casa própria para as famílias curitibanas.
“Quero conclamar os empresários da construção civil para juntos desenvolvermos grandes projetos habitacionais de interesse social. E aos diversos líderes comunitários aqui presentes peço que transmitam às suas comunidades a certeza de que a Cohab estará aberta ao diálogo, para encontrarmos sempre a melhor solução”, destacou André Baú.
Atualmente, o programa habitacional do município conta com 1.054 unidades em obras, divididas em quatro projetos para atendimento de famílias em condição de vulnerabilidade social. O maior deles é o Bairro Novo da Caximba, coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), com apoio da Cohab na área social e de regularização. No local já foram entregues 104 moradias e outras 872 estão em andamento.
Em fase final de construção existem dois conjuntos: Moradias Castanheira, na CIC, com 54 casas e sobrados para moradores das margens do Ribeirão dos Padilha, no Pinheirinho; e o Moradias Vila Divino, no Atuba, que vai beneficiar 108 famílias da própria Vila Divino e está com 72 unidades próximas da conclusão.
Já o Moradias Alfeneiros, no Boa Vista, está em estágio inicial das obras para a construção de 56 casas que irão atender famílias vulneráveis da Vila Lupinski, situada no mesmo bairro.
Para atendimento a inscritos na fila da Cohab estão em andamento dois projetos em parceria com a iniciativa privada: Residencial Best Life, no Atuba, com 176 apartamentos, dos quais 42 foram comercializados com condições especiais para inscritos na Cohab; e o Residencial Cores da Primavera, no Umbará, com 192 apartamentos, dos quais 80 foram ofertados ao público da Cohab.
“Nas próximas semanas irei a Brasília para buscar recursos com objetivo de iniciarmos novos projetos habitacionais. Não vai faltar empenho e dedicação para cumprirmos as metas que foram estipuladas”, disse André Baú.
Aluguel social permanente
O prefeito Eduardo Pimentel também destacou uma novidade que pretende implementar na política habitacional de Curitiba: o aluguel social permanente, a exemplo de grandes cidades do mundo, como Milão e Barcelona.
“Vamos tirar do papel essa inovação, que vai acelerar o atendimento a famílias das faixas 1 e 2 da fila da Cohab. Em parceria com a iniciativa privada poderemos alugar espaços que estão livres. Isso faz girar a economia, coloca as famílias em áreas estruturadas, perto dos terminais de ônibus e demais equipamentos públicos”, explicou Eduardo Pimentel.