- Atualizado há 2 dias
A cidade de Paranaguá foi severamente afetada pelas chuvas que caíram nos últimos dias, acumulando 282 mm de precipitação e causando alagamentos em 45 bairros. Diante da situação, o prefeito Adriano Ramos ( Republicanos) anunciou neste sábado (8) que decretará situação de emergência no município.
Com o decreto, a prefeitura poderá agilizar a contratação emergencial de projetos e obras de drenagem, além da aquisição de maquinário, equipamentos, alimentos, colchões e outros insumos para atender a população atingida. Segundo a administração municipal, há anos não são realizadas obras significativas de drenagem, o que contribuiu para o entupimento de manilhas e o assoreamento de rios, agravando os alagamentos.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
As áreas mais atingidas incluem as regiões das Colônias, Alexandra, Vila Horizonte, Vila Guarani e Beira Rio. “Bairros com pior infraestrutura foram mais afetados, mas há estragos em praticamente toda a cidade”, afirmou a prefeitura.
Na linha de frente das ações emergenciais estão, além do prefeito, os secretários Nóbrega (Segurança Pública) e Márcio Vega (Agricultura, Ilhas e Colônias), com apoio das secretarias de Obras e Assistência Social para a distribuição de cestas básicas e mobilização de maquinário.
Neste domingo (9), o Corpo de Bombeiros informou que não há mais desalojados nem desabrigados na cidade. No entanto, 500 famílias foram atingidas e 18 atendimentos foram realizados nos bairros afetados.
Além de Paranaguá, outras cinco cidades do litoral paranaense também foram impactadas pelas fortes chuvas. A prefeitura e os órgãos de segurança seguem monitorando a situação e prestando apoio às comunidades atingidas.