PUBLICIDADE
Litoral do Paraná /
DIA A DIA

Praias do Paraná tem 1,5 mil acidentes com águas-vivas em um dia

O tipo mais comum de água-viva encontrado no Paraná mede cerca de 13 centímetros com os tentáculos
Em casos de queimaduras, orientação é buscar ajuda em posto de guarda-vidas – Foto: Venilton Kuchler – Arquivo Sesa
O tipo mais comum de água-viva encontrado no Paraná mede cerca de 13 centímetros com os tentáculos

Luiz Henrique de Oliveira da

31/12/24
às
11:18

- Atualizado há 3 dias

Compartilhe:

Os casos de acidentes com águas-vivas estão em alta no Litoral do Paraná. Segundo o Corpo de Bombeiros, somente nesta segunda-feira (30) foram 1512 casos registrados. A orientação é que se utilize roupas de lycra, para aqueles que têm mais riscos, e que o veranista evite se banhar em áreas com alta incidência do animal marinho.

A primeira coisa que se precisa saber é que não há um período para aumentar o número de águas-vivas. O crescimento no número de casos não necessariamente acontece porque elas estão em maior número no Paraná, mas sim porque mais pessoas estão nas praias.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

A capitã Tamires Silva Pereira, porta-voz do Corpo de Bombeiros no Verão Maior Paraná 2024/2025 destacou que a reação à queimadura é diferente de uma pessoa para a outra. “Havendo a queimadura, cada pessoa reage de forma diferente, dependendo se ela é alérgica. Pode ser uma coceira local ou evoluir para náusea e vômito. A orientação é não coçar o local, lavar com água corrente salgada e jogar vinagre, que acaba neutralizando”, explicou.

Os postos de guarda-vidas têm o vinagre e podem ser utilizados para evitar maiores danos. É importante ressaltar que a crença popular de urinar no local da queimadura fica só para filmes e séries. “Não é o protocolo para este tipo de caso”, explicou a capitã.

O tipo mais comum de água-viva encontrado no Paraná mede cerca de 13 centímetros com os tentáculos, tem consistência gelatinosa e a aparência de um guarda-chuva.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias