- Atualizado há 1 dia
“Penso que a nossa prioridade, no início dos trabalhos de 2025, é fazer um diagnóstico da estrutura da Câmara Municipal de Curitiba [CMC], para avançar no atingimento das metas do planejamento estratégico da instituição e intensificar as ações da CMC voltadas à população de Curitiba”, disse o presidente da Câmara, vereador Tico Kuzma (PSD), à reportagem, antes do início da reunião da Mesa Diretora, na manhã desta segunda-feira (6).
A 19ª legislatura começou na semana passada, quando os vereadores foram empossados e elegeram os sete membros da Mesa Diretora da Câmara de Curitiba. Kuzma é o presidente, tendo Leonidas Dias (Pode) e Nori Seto (PP) na primeira e segunda vice-presidências. Os quatro secretários são, respectivamente, Bruno Rossi (Agir), Indiara Barbosa (Novo), Meri Martins (Republicanos) e Giorgia Prates – Mandata Preta (PT).
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Eu sei da responsabilidade de fazer parte da Comissão Executiva”, disse Bruno Rossi (Agir), vereador de primeiro mandato e que já foi eleito pelos parlamentares para a função de “prefeito” da CMC, em razão do seu papel na ordenação de despesas do Legislativo. “A ideia é sempre melhorar, com transparência e portas abertas à população de Curitiba”, prometeu o parlamentar.
Dentro da Mesa Diretora, um grupo de três vereadores, chamado Comissão Executiva, formado pelo presidente, primeiro e segundo secretários, tem mais responsabilidades administrativas que os demais. Ao lado de Kuzma e Rossi, Indiara Barbosa comporá esse grupo no biênio 2025-2026, e vê como importantes prezar por uma “gestão eficiente e com transparência”, além de avançar nas políticas de compliance do Legislativo.
Vice-presidente da Câmara de Curitiba, Leonidas Dias trouxe para o debate a aplicação do Regimento Interno nas sessões plenárias, em razão das alterações aprovadas no final de 2024, que modificarão a dinâmica dos debates na segunda parte da Ordem do Dia e do Grande Expediente. “A condução das sessões deve garantir o debate democrático, dentro das possibilidades dadas pelo Regimento Interno”, defendeu o parlamentar.
Tico Kuzma apresentou à Mesa Diretora sua escolha para a Diretoria Geral da CMC, que ficará aos cuidados de Waleria Christina de Oliveira Maida, servidora aposentada do Legislativo, que durante muitos anos foi chefe da Procuradoria Jurídica e vinha trabalhando no seu gabinete parlamentar. Para o Departamento de Administração e Finanças (DAF), Jussana Marques substituirá Ana Claudia Melo dos Santos, ambas servidoras de carreira da Câmara.
Waleria Maida e Jussana Marques fizeram uma apresentação do organograma administrativo da CMC aos vereadores da nova Mesa Diretora, explicando o papel de cada unidade e as expectativas para o biênio 2025-2026. A expectativa trazida por elas é concluir a composição da equipe de servidores que ocupará as unidades administrativas da CMC nas próximas semanas.
Tico Kuzma começou a reunião informando que, após a movimentação da bancada feminina, na semana passada, com o apoio da Mesa Diretora, o Blog do Tupan retirou da internet a publicação intitulada “Vereadoras sexualizam na posse”, substituindo-a por uma “Nota de retratação e pedido de desculpas”. Reuniões extraordinárias da Mesa Diretora foram realizadas, na semana passada, após o ocorrido, para dar suporte às vereadoras agredidas pelo blogueiro.
*Com informações da Câmara de Curitiba