- Atualizado há 2 dias
Nome forte para ser o próximo candidato do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), na disputa do Governo do Estado em 2026, o deputado estadual Alexandre Curi (PSD) assume a presidência da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) nesta segunda-feira (3). Ele sucede o deputado Ademar Traiano (PSD), que comandou a Casa nos últimos 10 anos.
Logo após ser eleito, Curi disse que buscará avanços na área da tecnologia e na transparência da Casa de Lei. Em entrevista recente, ele também se reafirmou como nome para a disputa ao Governo do Paraná em 2026. Nas eleições de 2022, Curi foi o deputado estadual mais votado do Paraná e o sexto do Brasil, conquistando expressivos 237 mil votos.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
A posse de Curi acontecerá na sessão que reabre oficialmente as atividades em plenário os trabalhos da 3ª e 4ª Sessões Legislativas da 20ª Legislatura. A nova composição contará ainda com o deputado Gugu Bueno (PSD) à frente da primeira secretaria. A deputada Maria Victoria (PP) permanecerá no comando da segunda secretaria, que faz parte da Comissão Executiva. Já a deputada Flávia Francischini (União) assumirá como primeira vice-presidente, sendo a primeira mulher a ocupar o posto em 170 anos do Legislativo estadual.
Completam o grupo o deputado Delegado Jacovós (PL), como segundo vice-presidente, e o deputado Moacyr Fadel (PSD), que se tornará o terceiro vice-presidente. A terceira-secretaria ficará sob o comando do deputado Requião Filho (PT), seguido pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que permanecerá como quarto secretário, e pelo deputado Goura (PDT), que será o quinto secretário.
A Mesa Diretora é o órgão colegiado dirigente dos trabalhos legislativos e administrativos da Casa. Conforme o Regimento Interno da Assembleia, sua composição observa a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares. A escolha segue o Regimento Interno da Assembleia Legislativa e é feita por meio de votação nominal, utilizando-se o painel eletrônico de votação, sendo exigida a maioria absoluta de votos.
A direção da Casa de Leis foi definida em 11 de novembro, quando uma nova eleição manteve os nomes eleitos em agosto, na chapa “Fortalecimento e União do Poder Legislativo”, com o então primeiro-secretário deputado Alexandre Curi escolhido por unanimidade como presidente. O pleito ocorreu após a aprovação de resolução interna anulando a decisão anterior e seguindo o entendimento da Procuradoria-Geral da República (PGR). A nova resolução define que a eleição seja convocada apenas a partir do dia 1º de novembro do segundo ano de cada legislatura.