- Atualizado há 2 dias
O secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, fez um balanço neste sábado (8) sobre os estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram o Litoral do estado. Até o momento, uma casal foi encontrado sem vida na região de Limeira, em Guaratuba.
As cidades mais afetadas foram Paranaguá, Antonina, Morretes e Guaratuba. Em Paranaguá, 100 pessoas estão desalojadas e 500 famílias foram atingidas. Já em Morretes, 73 pessoas ficaram desalojadas, algumas desabrigadas e 147 famílias foram afetadas. Em Guaratuba, o número exato de desalojados ainda não foi contabilizado, mas 750 famílias sofreram impactos diretos. O secretário destacou que as áreas mais prejudicadas são as mais afastadas dos centros urbanos, principalmente regiões próximas à Serra do Mar, onde a comunicação é dificultada. “Não descartamos a possibilidade de encontrar mais vítimas, pois muitas casas ainda estão sendo verificadas e há moradores isolados”, explicou.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Além das operações de resgate e apoio às vítimas, o Corpo de Bombeiros também trabalha na contenção dos impactos causados pelo rompimento da cabeceira do Rio Cubatão, ocorrido no fim da tarde deste sábado. “Nossa prioridade é garantir que as pessoas saiam das áreas de risco e se abriguem em locais seguros. A partir de amanhã, vamos avaliar os danos estruturais para que as equipes de infraestrutura do estado possam atuar na recuperação da região”, disse o secretário.
O governador Ratinho Junior também se reuniu com prefeitos do Litoral, colocando o governo estadual à disposição não apenas para ações emergenciais, mas também para uma futura reconstrução. A situação segue monitorada pelas autoridades estaduais.