- Atualizado há 2 dias
Os balneários de Matinhos, no litoral do Paraná, vivem um colapso na coleta de lixo que já ultrapassa 10 dias. Lixeiras transbordam, sacos de resíduos se acumulam nas calçadas e a sujeira se espalha pelas ruas e beira-mar, impactando moradores e turistas em plena temporada de verão. O cenário é especialmente crítico no Balneário Costa Azul, onde fotos e vídeos enviados ao Portal Nosso Dia mostram a extensão do problema, incluindo imagens gravadas na rua lateral do supermercado Super Mar.
A insatisfação é evidente entre os veranistas. Um deles, que preferiu não se identificar, desabafou: “Nos anos anteriores o recolhimento do lixo era normal… esse ano, devido à transição na gestão da prefeitura, não estão retirando o lixo. O último dia que houve coleta foi no dia 24/12. Muito lixo acumulado na beira-mar em todos os balneários. A atual gestão culpa a gestão anterior, mas também não faz nada para resolver.”
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
A prefeitura de Matinhos, em nota, afirmou que a transição administrativa gerou dificuldades na renovação do contrato de coleta de lixo e que medidas emergenciais estão sendo analisadas para solucionar o problema. No entanto, enquanto uma solução definitiva não é apresentada, a população enfrenta mau cheiro, proliferação de insetos e um impacto direto no turismo, que é crucial para a economia da região durante o verão. Em 31 de dezembro de 2024, José Carlos do Espírito Santo (PSDB), o Zé da Ecler, deixou a prefeitura. Eduardo Dalmora (PL) tomou posse no dia 1° de janeiro de 2025.
Segundo a prefeitura, são 12 caminhões do Governo do Estado que ficam até o fim da temporada, mas o município tem apenas um caminhão coletor. A Sanepar é a responsável pela retirada do lixo na orla, ou seja, nas areias. A limpeza das ruas está a cargo das prefeituras. A limpeza nas praias, durante a temporada, é feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná.
A situação da coleta de lixo em Matinhos se soma a outra polêmica recente que chocou os moradores. Na última quinta-feira (2), a nova gestão da prefeitura encontrou um freezer contendo ossadas humanas e gatos congelados no Cemitério Municipal da cidade. A descoberta ocorreu durante um levantamento de rotina e mobilizou as forças de segurança. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.