- Atualizado há 4 semanas
As principais inovações para o setor de Segurança Pública serão apresentadas na 15ª edição da Feira Internacional de Defesa e Segurança (LAAD Defence& Security), considerado o maior e mais importante evento da área da América Latina, entre 1 e 4 de abril, no Rio de Janeiro. Uma das empresas participantes é a curitibana L8, que apresentará soluções voltadas para conectividade, monitoramento e segurança, com inovações em comunicação e Inteligência Artificial (IA).
“A LAAD é uma oportunidade para demonstrar como a tecnologia pode transformar o setor e impulsionar a eficiência em diferentes cenários estratégicos”, destaca Leandro Kuhn, CEO da L8 , empresa especializada em soluções para o segmento. Uma das novidades que serão levadas ao evento é o sistema de reconhecimento facial que está sendo utilizado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro.
O projeto integra câmeras de alta resolução, que captura rostos até mesmo em condições de extrema dificuldade, a um sistema de softwares com grande assertividade. Para garantir uma conexão segura para a transmissão de dados entre os sistemas, a interligação entre as câmeras e os softwares são feitos por meio de um sistema criptografado, impedindo que sejam interceptados ou acessados sem autorização. A iniciativa auxiliou a Polícia Militar a efetuar 500 prisões nos dois primeiros meses do ano, no Rio de Janeiro.
“A Inteligência Artificial, aliada a sistemas avançados como o reconhecimento facial e monitoramento inteligente por câmeras, permite uma resposta mais rápida, assertiva e preventiva frente às ameaças e crimes. Essas tecnologias possibilitam não apenas a detecção em tempo real de atividades suspeitas, mas também fortalecem o trabalho preventivo das forças de segurança”, ressalta Kuhn.
Já na área de tecnologia embarcada, outra aposta da empresa é a VAN Solar Autonoma, que estará no evento para quem quiser conhecer. O veículo possui filme solar instalado no teto, que carrega baterias responsáveis pelo funcionamento de todos os equipamentos eletrônicos embarcados. Equipada com duas câmeras, uma voltada para a rua e outra para o motorista, a van consegue ler placas de veículos próximos e realizar o reconhecimento facial do condutor. Dessa forma, detecta sinais de fadiga, como pálpebras caídas, olhos fechados e bocejos frequentes, além de analisar padrões de condução e comportamento. Caso identifique sinais de cansaço, o sistema emite imediatamente alertas sonoros e visuais para prevenir acidentes.
Outra inovação levada pela L8 ao evento é o LTE Privado da Hytera, um sistema que funciona como uma rede de celular particular, mas é destinada especialmente para empresas ou órgãos públicos que precisam de comunicação segura, rápida e exclusiva, sem depender das operadoras tradicionais. pelos funcionários e colaboradores. Isso garante que ninguém mais tenha acesso, aumentando muito a segurança e evitando interferências”, explica o CEO.