- Atualizado há 1 ano
Em apenas oito meses, o mercado de veículos elétricos leves no Brasil praticamente superou as vendas realizadas durante 2022. Até agosto foram emplacadas 49.052 unidades, um número muito próximo do que foi realizado durante o último ano: 49.245. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), que também mostra um crescimento de 76% de vendas de carros elétricos na comparação entre os oito meses de 2023 e 2022.
A rede de eletropostos para carregamento de veículos elétricos também cresceu no período. Atualmente existem 3.800 pontos públicos e semipúblicos no Brasil, uma elevação de 28%.
A bateria de íon de lítio – a mesma utilizada em smartphones e laptops – desempenha um papel fundamental no funcionamento de um carro elétrico, pois é responsável por armazenar a energia para impulsionar o veículo. No entanto, ao contrário de um tanque de combustível que pode ser reabastecido em qualquer posto, as baterias precisam de maior atenção com o seu uso e carregamento.
Estima-se que a bateria de íon de lítio dure entre 8 a 10 anos, mas com os cuidados necessários, pode ultrapassar esse período. Uma das formas de garantir mais longevidade é utilizar o carregamento rápido com moderação. O pesquisador do Lactec, Patricio Rodolfo Impinnisi, recomenda priorizar o carregamento lento, de 8 horas. “Se precisar, dê uma carga rápida, a menor possível para você chegar aonde quer chegar. À noite, quando for dormir, carregue o veículo devagar para aumentar a longevidade da bateria”, explica.
Além disso, existem outras formas de estender a vida útil da bateria do carro elétrico, como:
O recomendado é manter a bateria operando entre os estados de carga de 20% e 80%, portanto sem carregar ou descarregar ela até o máximo possível. Além de aumentar sua durabilidade, não carregar totalmente a bateria ajuda a otimizar a recuperação de energia por meio da frenagem regenerativa, que pode ser desativada quando as baterias estão completamente carregadas ou próximas desse estado.
As baterias de íons de lítio funcionam melhor em ciclos de carga e descarga parciais em vez de completos. Uma vez que a tecnologia de baterias de ions de lítio não têm o chamado “efeito de memória”, não há nenhum problema em utilizar cargas e descargas parciais. Isso não apenas evitará o desgaste excessivo (que acontece nos estados de carga e descarga extremos), mas também otimizará sua operação.
Quando ultrapassa os limites recomendados, a temperatura pode afetar negativamente a durabilidade da bateria. Isso acontece porque os mecanismos de degradação da bateria são muito sensíveis à temperatura. Além disso nos casos de temperaturas baixas, o aumento da resistência interna da bateria dificulta sua carga (e descarga).
Se puder, prefira incluir como rotina a carga lenta, de 8 horas ou até mais. Apesar de demorar mais, essa prática aumenta a vida útil da bateria. A recomendação é deixar o carregamento rápido para momentos específicos, como em uma parada durante uma longa viagem ou quando realmente ficar sem tempo para deixar horas carregando.