- Atualizado há 3 horas
Com o início de um novo ano, é comum as pessoas renovarem metas e buscarem novos caminhos para suas vidas. O Janeiro Branco surge como uma oportunidade para incluir na lista de resoluções um item fundamental: o cuidado com a saúde mental. A campanha, criada em 2014 pelo psicólogo e escritor mineiro Leonardo Abrahão, busca conscientizar a população sobre a importância de refletir sobre emoções, comportamentos e relações interpessoais.
A psicóloga Elisângela Passos, autora do livro Além do Infarto: Uma jornada de redescoberta e carreira, destaca que mais do que um momento de conscientização, o Janeiro Branco é um convite para a ação. “A saúde mental deve ser prioridade o ano inteiro, mas começar o ano com esse olhar cuidadoso pode fazer toda a diferença. É o momento de buscar ajuda profissional, criar novos hábitos saudáveis e entender que pedir ajuda é um ato de coragem e autocuidado”, ressalta.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Com ampla experiência no atendimento clínico e organizacional, Elisângela observa um aumento no número de pessoas que sofrem com ansiedade, depressão e o impacto do estresse no ambiente de trabalho. “A pandemia e o retorno às rotinas aceleradas trouxeram desafios adicionais. Promover a saúde mental é também investir em qualidade de vida e em melhores relações nos mais diversos âmbitos da vida.”
Durante todo o mês de janeiro, Elisângela estará engajada na campanha, promovendo conteúdos informativos em suas redes sociais e participando de palestras e eventos sobre o tema. “O objetivo é desmistificar a busca por diagnóstico de transtornos mentais e mostrar que há caminhos possíveis para viver com mais equilíbrio”, conclui.