Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

PUBLICIDADE

A secretária de Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, lançou um alerta preocupante sobre a adesão à vacinação das crianças na cidade, descrevendo-a como "insuficiente para o inverno". A declaração da secretária foi dada em entrevista ao Portal Nosso Dia, nesta sexta-feira (26), durante a reabertura da Unidade de Saúde Estrela, no Fazendinha, em Curitiba. A crescente preocupação é justificada pela combinação da iminente temporada de gripe.

Durante o Dia D de Vacinação contra a Gripe, realizado em diversas unidades de saúde da cidade, todas as vacinas do calendário de rotina foram disponibilizadas, juntamente com a vacina contra a gripe. No entanto, a adesão ainda não atingiu os níveis necessários para garantir uma proteção adequada contra doenças infecciosas.

A taxa de adesão dentro do público prioritário que compreende idosos, professores, profissionais da área de saúde e crianças permaneceu estagnada em 29%, de acordo com a secretária. "Pedimos que a população faça a sua parte. Apenas 29% do grupo prioritário tomou a vacina. Nas 109 unidades a vacina está disponível. A vacina é segura, ela é cientifica”, reforça Beatriz Battistella. A reportagem do Nosso Dia apurou ainda que apenas 21% das crianças de Curitiba foram vacinadas contra a gripe.

PUBLICIDADE

Com a proximidade do inverno, as autoridades de saúde estão apelando à população para que compreendam a importância da vacinação na proteção contra doenças respiratórias, como a gripe e o coronavírus.

O calendário completo de vacinação está disponível no Saúde Já Curitiba, e a população é incentivada a se informar e a agir para combater a propagação de doenças infecciosas neste período crítico.