
- Atualizado há 42 segundos
Recém-instalado pela Prefeitura de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), um semáforo “inteligente” instalado na esquina da Rua das Flores com a Rua Minas Gerais, no Costeira, passou a organizar a liberação das faixas com o apoio da tecnologia. Isso porque o equipamento conta com câmeras que detectam o movimento e, com base no fluxo detectado, prioriza a liberação da faixa com maior necessidade.
O novo equipamento não teve custos para o município, já que faz parte de um compromisso assumido por uma construtora em decorrência de um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). A instalação do equipamento foi feita com base em estudo de contagem de tráfego de veículos na região, que apontou a necessidade de um conjunto semafórico. O funcionamento do semáforo com essa tecnologia está sendo acompanhado pelos profissionais de trânsito, para estudar a viabilidade de ela ser utilizada em outros pontos.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
A presença do semáforo já mudou a rotina de quem trafega pela região. Conforme explica a equipe do Departamento de Trânsito, até então, a preferência era de quem circulava pela Rua Minas Gerais – e agora ela é determinada pelo semáforo. A mudança mais significativa ocorre nos horários de pico, com a melhor organização do fluxo de veículos e, consequentemente, mais segurança.
EIV
O Estudo de Impacto de Vizinhança é um importante instrumento de uso de ocupação do solo, refletindo na qualidade de vida na cidade. A elaboração de EIV contribui para compatibilizar o interesse de empreender e o direito de toda população a uma cidade sustentável, incluindo as pessoas que moram, trabalham ou transitam no entorno do empreendimento a ser implantado. O EIV está previsto no Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001), na Lei do Plano Diretor (Lei Complementar nº 19/2019) e na Lei nº 3.675/2021. Em Araucária, as ações de EIV envolvem técnicos da Secretaria de Planejamento (SMPL).