PUBLICIDADE
Investigação /
É O BICHO

Homem que vendia animais silvestres pelo ‘zap’ é preso em Curitiba; arara é resgatada

Homem anunciava a venda de diversas espécies de animais silvestres, exóticos e domésticos em grupos de aplicativos de mensagens
(Foto: Polícia Civil do Paraná)
Homem anunciava a venda de diversas espécies de animais silvestres, exóticos e domésticos em grupos de aplicativos de mensagens

Redação*

15/01/24
às
16:37

- Atualizado há 1 ano

Compartilhe:

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem, de 52 anos, por tráfico de animais silvestres. Uma Arara Canindé, espécie ameaçada de extincão, foi resgatada durante a ação, que aconteceu neste domingo (14) e segunda-feira (15), em Curitiba.  

De acordo com as investigações, iniciadas há 2 meses, o homem anunciava a venda de diversas espécies de animais silvestres, exóticos e domésticos em grupos de aplicativos de mensagens. A PCPR apurou que ele é suspeito de vender os animais para pessoas de todo o país. 

“Entre as espécies anunciadas estão araras, jabutis e outros répteis, dromedários, Lhamas, Alpacas, todos sem autorização do Instituto Água e Terra (IAT), órgão ambiental estadual responsável pelo licenciamentos destas atividades. Ele traficava os animais atuando em Curitiba, para distribuição de todo tipo de animal em todo o território nacional, ameaçado de extinção ou não, silvestre, exótico ou doméstico”, conta o delegado da PCPR Guilherme Dias.

Para cometer o crime, o homem ainda utilizava um veículo plotado com sobrenome, telefone e a propaganda da atividade desempenhada que é a venda de animais exóticos. Dentre as espécies das araras estão Macau, Vermelha, Azul e Canindé. Conforme apurado, ele cobrava valores de R$ 12 a 100 mil pelo animal. 

A prisão aconteceu durante mandado de busca e apreensão na propriedade rural onde o investigado mantinha os animais traficados. Foram apreendidos vários documentos que comprovam a venda dos animais, o veículo utilizado para fazer propaganda da venda dos mesmos, e a gaiola utilizada para a guarda deles. 

O homem pode responder pelos crimes de tráfico de animal silvestre, maus-tratos e fraude processual. O animal foi encaminhado ao Criadouro Onça Pintada. 

*Com informações da Polícia Civil

TÁ SABENDO?

É O BICHO

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias