Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

PUBLICIDADE

Nas ruas movimentadas de Curitiba, a história de Isac Nunes, 66 anos, é uma narrativa de luta, determinação e esperança. Desde que chegou à cidade em 1992 com sua esposa, Lindalva, Isac tem sido uma presença constante nas ruas, dedicando-se ao trabalho de gari para sustentar sua família.

Mas por trás do som do vai e vem da vassoura, há uma história de superação que inspira e emociona. Felipe Nunes, seu filho mais novo, está prestes a realizar um feito extraordinário: se tornar médico. Ele está no terceiro ano do curso de medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Para Isac, cada amanhecer representava mais do que apenas mais um dia de trabalho. Era uma oportunidade de sustentar a família, juntar forças e acreditar que o futuro para seus filhos, Felipe e Lilian poderia ser diferente. Criados nos valores da humildade e da perseverança, os filhos de Isac aprenderam desde cedo que o caminho para o rompimento do ciclo da desigualdade é pavimentado com estudos, esforço e dedicação.

PUBLICIDADE

O sonho de Isac de ver seus filhos alcançarem o ensino superior tornou-se realidade. Lilian, formada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi a primeira a trilhar esse caminho, abrindo portas para seu irmão mais novo, Felipe, seguir seus passos, mas desta vez no curso mais concorrido da Federal.

Ao ser questionado pelo fotógrafo e videomaker André Ferreira, que resolveu contar a história do gari em suas redes socias, sobre que dica ele daria para os jovens, Isac compartilhou suas palavras inspiradoras: "Um conselho que eu podia dar é a pessoa estudar, né? Não é só rico que estuda, não. Podre também pode estudar. Meu piá faz medicina na Federal trabalhando. Estou até com a camiseta dele aqui", disse exibindo a camiseta do filho, orgulhoso. "Ele vai para o terceiro ano já",- completou Isac.

Isac orgulhoso com a camiseta do filho do curso de medicina da UFPR. Foto: André Ferreira

As palavras de Isac refletem sua crença no poder da educação como um instrumento de transformação social.

“A luta dele pelos filhos é impressionante. Ele trabalhar nas ruas de Curitiba, é uma inspiração não só para mim mas para todos os brasileiros”, destacou André ao Portal Nosso Dia. O videomaker, em seu perfil oficial no Instagram, compartilhou o orgulho do gari - veja abaixo.

PUBLICIDADE

Além de descobrir histórias por trás de personagens desconhecidos pelo centro da cidade e compartilha-las em suas redes, o fotografo de 28 anos trabalha junto com o pai, diretor de fotografia, em uma produtora de filmes. Ele começou a fotografar quando ganhou sua primeira câmera fotográfica do ex-sogro.

Recentemente, André recebeu um convite para começar um projeto social na Vila Torres e vem de uma família humilde da região da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), da Vila Nossa Senhora da Luz. Ainda na conversa com o Portal Nosso Dia, ele demonstrou conhecer bem os abismos sociais que o Brasil enfrenta e disse que se sentiu tocado pela história de superação e persistência da família de Isac. "As classes mais altas querem que seus filhos estudem medicina, mas você não espera que alguém de classe mais baixa, que tem uma luta vai ter essa vontade, essa oportunidade. E seu Isac fez de tudo na vida para que os filhos estudassem. Essa é a inspiração e foi isso que me tocou", acrescenta

André Ferreira pretende contar outras histórias e ajudar comunidades Foto: Arquivo Pessoal

Ao lado de Isac, Felipe e André, encontramos não apenas uma história de superação, mas um testemunho do poder da resiliência e da determinação humana. Suas vozes ecoam como um lembrete do potencial transformador da educação e do compromisso inabalável com os nossos sonhos mais profundos.