PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

‘Fortalecer também o dia seguinte’, diz Pimentel sobre reforço de abordagens a moradores de rua

Segundo Pimentel, além do aumento nas abordagens, a Prefeitura vai aprimorar ainda mais o dia seguinte, para garantir o melhor acolhimento às pessoas abordadas
Prefeitura de Curitiba reforça os serviços de abordagem social destinados às pessoas em situação de rua. Curitiba,10/01/2025. Foto: Ricardo Marajó/SMCS
Segundo Pimentel, além do aumento nas abordagens, a Prefeitura vai aprimorar ainda mais o dia seguinte, para garantir o melhor acolhimento às pessoas abordadas

Luiz Henrique de Oliveira e Geovane Barreiro

13/01/25
às
13:28

- Atualizado há 20 horas

Compartilhe:

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, falou sobre o reforço de abordagens a moradores em situação de rua, na manhã desta segunda-feira (13), ao ser questionado pelo Portal Nosso Dia. Segundo Pimentel, além do aumento nas abordagens, a Prefeitura vai aprimorar ainda mais o dia seguinte, para garantir o melhor acolhimento às pessoas abordadas.

Nos últimos dias, a Prefeitura de Curitiba reforçou o suporte oferecido às pessoas em situação de rua no período noturno, especialmente na área central da cidade. Equipes da Fundação de Ação Social (FAS) ampliaram a extensão das áreas atendidas e também o número de vezes que passarão por cada uma delas para oferecer acolhimento.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

A capital teve um aumento da população de rua. Em agosto de 2023, eram 3.342 famílias e, em 2024, esse número aumentou para 4.057 famílias. “A FAS está reforçando os atendimentos com mais equipes para trabalhar esse desafio que é mundial, que é o morador em situação de rua. Fortalecemos o trabalho e me comprometi com o trabalho no dia seguinte, que é o acolhimento, a profissionalização e a moradia. É um desafio”, disse o prefeito Pimentel.

O objetivo é intensificar a assistência que já é ofertada 24 horas por dia a essa população, considerada prioridade pela gestão do prefeito Eduardo Pimentel. A área central concentra 60% das pessoas em situação de rua em Curitiba. As abordagens contam com sete equipes da Central de Encaminhamento Social 24 Horas (CES) circulando pelas ruas todas as noites, a partir das 19h.

Abordagem 24 horas

O serviço de abordagem a pessoas em situação de rua continua durante o dia e é executado pela Central de Encaminhamento na Regional Matriz e pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) nas outras nove regionais da cidade.  

Pessoas em situação de rua com problemas de saúde têm atendimento especial. Além de serem monitoradas constantemente pelas equipes, que já conhecem cada caso, elas podem ser encaminhadas para unidades de saúde do município.

Proteção

Amigas, as gaúchas Bárbara Martins, 19 anos, e Andy Pinheiro, 25 anos, chegaram na noite desta quinta-feira no Centro de Atendimento Intersetorial às Pessoas em Situação de Rua (FAS-SOS) em busca de acolhimento. Elas foram levadas pela equipe de abordagem para o Hotel Social Eilat, que atende mulheres trans e travestis, para que pudessem ficar protegidas.

“Nossas cidades não têm um hotel como esse, vai ser bom ficar aqui e não na rua”, disse Bárbara, que chegou há três dias a Curitiba com a colega. Ela contou que não conhecia a cidade e não soube dizer porque escolheram Curitiba para viajar. Sem uma rede de apoio e dinheiro, dormiram uma noite na rua.

No primeiro ponto da ação, a Praça Rui Barbosa, as equipes abordaram várias pessoas, mas apenas três aceitaram seguir com os educadores sociais, depois de um trabalho de convencimento. Duas mulheres foram levadas para a Casa de Passagem para Mulheres e um homem para a Casa de Passagem Doutor Faivre. Outro homem procurou a equipe espontaneamente para pedir acolhimento na Casa de Passagem Padre Pio, onde já é atendimento e conhece o espaço.  

Prefeitura de Curitiba reforça os serviços de abordagem social destinados às pessoas em situação de rua. Curitiba,10/01/2025. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Balanço

Desde o dia 1º de janeiro, a FAS realizou 378 abordagens sociais a pessoas em situação de rua na cidade. O trabalho foi feito a partir de solicitações que chegaram à Central 156 e em roteiros de busca ativa pelas equipes da CES e dos dez Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) instalados nas regionais. Durante todo o ano de 2024, a CES totalizou 43.391 abordagens sociais.

Central 156

A Prefeitura pede a ajuda da população para atender as pessoas em situação de rua. A orientação é para que entrem em contato com a Central 156, por telefone, site ou pelo aplicativo Curitiba 156, sempre que avistarem alguém nessa condição.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias