- Atualizado há 6 dias
Rio Branco do Sul viveu, nesta segunda-feira (6), um momento marcante para a saúde pública do município e de toda a região do Vale do Ribeira. Foi inaugurado o novo Hospital e Maternidade Municipal, uma obra aguardada há décadas pela população. O investimento para a construção do espaço foi de R$ 22 milhões.
O Portal Nosso Dia esteve presente na inauguração e conversou com Janete Aparecida, de 56 anos. Nascida em Rio Branco do Sul, ela parabenizou aos responsáveis pela obra ter saído do papel. “Hoje o coração está a mil. Estou muito contente com a nossa prefeita (Karime Fayad). Antes era velho e agora está lindo e moderno”, afirmou a moradora da região da Barra do Jacaré.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
A riobranquense Eliane Jesus mora em Rio Branco do Sul desde que nasceu, há 48 anos. “O hospital está lindo e maravilhoso. Ele é o nosso sonho sendo realizado. A gente precisava de mais espaço, de maternidade. Eu tive um filho em Curitiba e outro em Itaperuçu, que nasceu nas mãos do pai da prefeita, o seu Nauef Fayad. Estou muito satisfeita com tudo em Rio Branco do Sul”, disse.
A prefeita Karime Fayad disse que o hospital é um grande sonho e que, desde sexta-feira, já nasceram nove crianças no local. “A gente está muito feliz por trazer muita dignidade ao povo. A partir de amanhã vamos abrir o Pronto Atendimento e fazer exames com aparelhos modernos. Sempre fui muito cobrada pelo meu pai ter feito o parto de muitas crianças e tinha obrigação de entregar este hospital e dedico a ele”, afirmou.
Segundo a prefeita, Rio Branco vive seu melhor momento na história. “Primeira vez que a cidade tem todas as certidões em dia, saúde financeira em dia, recebe recursos externos, porque temos certidões. É o melhor momento e o hospital é a maior obra. Nós temos muitos amigos (deputados) que ajudaram. O nosso principal é o deputado estadual Alexandre Curi, presidente da Assembleia Legislativa, que nos ajudou desde o começo”, concluiu.
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, disse que o novo hospital é motivo de muito orgulho, principalmente pelos equipamentos modernos. “Isso faz parte de um trabalho da Secretaria de fazer a saúde ficar mais perto das pessoas. Hoje é Rio Branco do Sul, logo serão os hospitais de Pinhais, Colombo e São José dos Pinhais. É uma estratégia para estar mais perto e a população receber atendimento. A ideia desse novo hospital é dar oportunidade deste acesso mais perto. É uma forma de levar a saúde perto das pessoas”, informou.
A unidade passou por uma ampla reforma e ampliação, dobrando sua área construída para mais de 3 mil metros quadrados. O espaço moderno e totalmente equipado vai oferecer atendimento 24 horas em urgência e emergência, além de dois centros cirúrgicos, 37 leitos hospitalares e serviços de maternidade.
O hospital também marca a reabertura da maternidade, fechada há quase 20 anos. Agora, gestantes terão acesso a atendimento humanizado e seguro em alas de pré-parto, parto, pós-parto e alojamento conjunto.
Além de atender Rio Branco do Sul, a nova estrutura será referência para municípios vizinhos como Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu e Tunas do Paraná, beneficiando aproximadamente 100 mil pessoas.
Os serviços de urgência e emergência, que vinham sendo realizados em espaço provisório, passam a funcionar integralmente na nova unidade.