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As concessionárias Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro assumem nesta quarta-feira (28), a partir da 0h, os lotes 1 e 2 do novo pedágio do Paraná. Com relação à cobrança da tarifa, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) afirmou ao Portal Nosso Dia que o início da cobrança deve acontecer no final de março, mas será informado com dez dias de antecedência.

O Portal Nosso Dia acompanhou a cerimônia que marcou o início da concessão, na manhã desta segunda-feira (26), quando o diretor-geral da ANTT, Luciano Lourenço da Silva, falou sobre a previsão do início da cobrança do pedágio.

"Logo após o início da concessão, as empresas vão iniciar a manutenção para que depois aconteça a cobrança, que pode começar até o fim de março. Será avisado com dez dia de antecedência e, nesse período, haverá cancela funcionando, mas sem cobrança, apenas para orientação pelo período de dez dias", explicou.

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Segundo o representante da ANTT, a partir do começo da concessão não serão mais permitidos buracos nas pistas. "Não pode ter mais buraco e a concessionária tem que atuar rapidamente . Nos casos de deslizamento, a empresa tem que fazer medidas preventivas e corretivas. Há um contrato com parâmetros internacionais que devem ser cumpridos, como tempo mínimo para desobstrução de rodovia e atendimento ao usuário", destacou.

Para o diretor -geral da ANTT, o usuário será peça importante na fiscalização das rodovias. "O usuário pode e deve nos ajudar a fiscalizar as rodovias. Os usuários serão os principais fiscais. É possível denunciar nos telefones da concessionária e no 166 da ANTT", disse.

Também estava presente na cerimônia, o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, que destacou ao Portal Nosso Dia que pela primeira vez o paranaense verá o que é um modelo de concessão de pedágio.

"Colocamos um ponto final no passado com um contrato que foi danoso ao estado. Estamos iniciando uma nova história de uma concessão. O paranaense estava acostumado a ter pedágio, agora é concessão, pagar para ter duplicação e obras. Estamos falando de rodovias estratégicas, com a duplicação integral da BR-277, até São Luiz do Purunã. Além disso, teremos a iluminação da Serra do Mar, na BR-277, e terceiras faixas nesta rodovia", concluí.

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Lote 1

O primeiro lote que foi a leilão engloba 473 quilômetros das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427 que passam por Curitiba, Região Metropolitana, Região Centro-Sul e Campos Gerais. A concessionária Via Araucária vai administrar os trechos após oferecer um desconto de 18,25% na tarifa por quilômetro rodado.

O contrato prevê a implementação de 344 quilômetros de duplicações, 215 quilômetros de faixas adicionais, 32 quilômetros de vias marginais, 27 quilômetros de ciclovia, 63 viadutos e trincheiras, além de passarelas, passagens de faunas e outras obras.

Entre as principais obras previstas para estes trechos estão a duplicação total da BR-373, entre Ponta Grossa e Prudentópolis, a duplicação da BR-277 entre Balsa Nova e Prudentópolis e do Contorno Norte de Curitiba entre o trevo de Campo Largo e o acesso a Colombo, além da construção de faixas adicionais no Contorno Sul de Curitiba.

Ainda estão previstas obras, duplicações, trincheiras e faixas adicionais na PR-427 entre Lapa e Porto Amazonas, na PR-423 entre Araucária e Campo Largo, na BR-476 entre Lapa e Araucária, e na BR-277 entre Balsa Nova e Prudentópolis, entre outros trechos.

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As obras vão melhorar diretamente o tráfego de 18 cidades, que reúnem mais de 3 milhões de habitantes. São elas: Prudentópolis, Porto Amazonas, Guamiranga, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Imbituva, Ipiranga, Ponta Grossa, Curitiba, Lapa, Irati, Palmeira, Campo Largo, Balsa Nova, Araucária, Contenda, Almirante Tamandaré e Colombo.

Lote 2

O segundo trecho (Lote 2) leiloado envolve 605 quilômetros das rodovias BR-153, BR-277 e BR-369 e das estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855 em trechos que passam por Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro. A concessionária vencedora do leilão ofereceu um desconto de 0,08% em relação ao valor da tarifa de referência do edital.

O contrato de concessão inclui a duplicação de 350 quilômetros, instalação de 138 quilômetros de faixas adicionais, 73 quilômetros de vias marginais e 72 quilômetros de ciclovias. Serão ainda 107 novos viadutos, 52 passarelas, 35 pontos de correção de traçado e oito passa-faunas.

Uma das obras mais aguardadas de todo o pacote de concessões integra o contrato assinado com a EPR Litoral Pioneiro, que é a instalação de faixas adicionais na BR-277 em 81 quilômetros entre Curitiba e Paranaguá. A previsão é que quase todo o trecho tenha três pistas e acostamento nos dois sentidos logo nos primeiros anos de contrato. Também serão instaladas vias marginais, viadutos e trincheiras no perímetro urbano de Paranaguá, próximo ao Porto de Paranaguá.

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O contrato também engloba as duplicações de 14 quilômetros da PR-407 entre Paranaguá e Pontal do Paraná, 123 quilômetros da PR-092 entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina e 71 quilômetros da PR-239 entre Piraí do Sul e Jaguariaíva, além de obras na BR-153 no Norte Pioneiro e na BR-369 entre Cornélio Procópio e a divisa de São Paulo. Outras obras vão acontecer no perímetro urbano de Paranaguá.

Este lote impacta cerca de 3 milhões de moradores das cidades de Andirá, Antonina, Arapoti, Bandeirantes, Cambará, Carambeí, Castro, Cornélio Procópio, Curitiba, Jacarezinho, Jaguariaíva, Joaquim Távora, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Quatiguá, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Sengés, Siqueira Campos e Wenceslau Braz.