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Concessionária diz que prioridade é solucionar km 40 e chegada ao Porto de Paranaguá, na BR-277

Ao ser er questionado sobre as filas na chegada a Paranaguá para o escoamento da safra, diretor-executivo da EPR Litoral Pioneiro confirmou que também é uma preocupação em pauta pela concessionária
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Ao ser er questionado sobre as filas na chegada a Paranaguá para o escoamento da safra, diretor-executivo da EPR Litoral Pioneiro confirmou que também é uma preocupação em pauta pela concessionária

Luiz Henrique de Oliveira e Geovane Barreiro

27/02/24
às
6:41

- Atualizado há 1 ano

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A concessionária EPR Litoral Pioneiro assume as rodovias do Lote 2 a partir da 0h desta quarta-feira (28), início da nova concessão do pedágio no Paraná. Entre os trechos, está um dos mais importantes do estado, que é a ligação entre Curitiba e o Porto de Paranaguá, usada para o escoamento da safra. Sobre isso, o diretor-executivo da concessionária, Roberto Longman, afirmou em entrevista acompanhada pelo Portal Nosso Dia, na manhã desta segunda-feira (26), que o km 40 da rodovia e a chegada ao Porto de Paranaguá serão prioridades nos primeiros meses de trabalho.

Inicialmente, durante a coletiva de imprensa de apresentação da nova concessão, o diretor falou sobre os trabalhos no km 40, onde o tráfego sentido Litoral está em meia pista devido ao deslizamento de pedras.

“A partir de quarta-feira vamos buscar melhorias para dar mais fluidez e estruturar um projeto de intervenção coletiva do km 40. Vamos ter também uma solução para o Viaduto do Padre, que também está com problema de pavimento. Avançaremos no sistema de gerenciamento e vamos ter estrutura de monitoramento de toda a serra. Será passado um cronograma das obras à imprensa”, afirmou.

Em seguida, ao ser questionado sobre as filas na chegada a Paranaguá para o escoamento da safra, Longman confirmou que também é uma preocupação em pauta pela concessionária. “Sabemos desta questão e ali está previsto o aumento das faixas, melhoria na iluminação e 100% de câmeras, até para melhorar o impacto da Segurança Pública, porque sabemos que isso também é uma causa de congestionamentos”, afirmou.

Por fim, o diretor da EPR Litoral Pioneiro confirmou que as intervenções podem trazer transtornos à população, mas serão benéficas a longo prazo. “Vamos trabalhar na requalificação das rodovias, com foco em áreas críticas e que tem maior impacto na população. As intervenções trarão transtornos, mas é para o beneficio da população. Entraremos no segundo ano com um patamar de qualidade. Sabemos da necessidade de investimentos e estamos nos preparando para isso”, concluiu.

Com relação ao início da cobrança da tarifa, o diretor-geral da ANTT disse que a previsão para início é para o fim de março. (Saiba mais clicando aqui)

Lote 2

LOTE 2 – O segundo trecho leiloado envolve 605 quilômetros das rodovias BR-153, BR-277 e BR-369 e das estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855 em trechos que passam por Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro. O contrato com a EPR Litoral Pioneiro inclui a duplicação de 350 quilômetros, 138 quilômetros de faixas adicionais, 73 quilômetros de vias marginais e 72 quilômetros de ciclovias. Serão ainda 107 novos viadutos, 52 passarelas, 35 pontos de correção de traçado e oito passa-faunas.

Uma das obras mais aguardadas é a instalação de faixas adicionais na BR-277 em 81 quilômetros entre Curitiba e Paranaguá, que terá três pistas e acostamento nos dois sentidos logo nos primeiros anos de contrato. Também serão instaladas vias marginais, viadutos e trincheiras no perímetro urbano de Paranaguá, próximo ao Porto de Paranaguá. 

O contrato engloba as duplicações de 14 quilômetros da PR-407 entre Paranaguá e Pontal do Paraná, 123 quilômetros da PR-092 entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina e 71 quilômetros da PR-239 entre Piraí do Sul e Jaguariaíva, além de obras na BR-153 no Norte Pioneiro e na BR-369 entre Cornélio Procópio e a divisa de São Paulo.

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