- Atualizado há 21 horas
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Novo Horizonte, no Sítio Cercado (Regional Bairro Novo), aumentou sua capacidade de atendimento de 110 para 310 crianças da Educação Infantil. As obras de ampliação do CMEI foram entregues nesta sexta-feira (13/12) pelo prefeito Rafael Greca. (Confira no decorrer da reportagem fotos de como ficou o local após as obras)
“Cuidar dos curitibinhas é nossa prioridade e as famílias do Bairro Novo, que eu vi nascer, ganharam mais duzentas vagas para seus bebês e crianças, que ficarão muito bem cuidados. Viva o novo horizonte desta crianças”, disse o prefeito. O valor do investimento da Prefeitura de Curitiba foi de R$ 5.378.323,12.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
A obra de ampliação, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras Públicas, foi realizada com um método inédito na rede municipal, de construção modular off-site, na qual os módulos são construídos na indústria e chegam prontos ao canteiro de obras.
Esse modelo construtivo reduz significativamente o tempo de execução. Enquanto o método tradicional levaria aproximadamente um ano e meio para ser concluído, a modular demanda apenas de três a quatro meses.
Foram utilizados 26 módulos com estrutura de aço (pilares, vigas e piso). As paredes são feitas de painéis com uma camada de material isolante entre chapas metálicas, para proteção térmica e acústica.
Segundo a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, a rapidez das obras nesse CMEI reforça as ações da Prefeitura para atender à demanda das famílias da região sul da cidade.
“Inaugurado há vinte anos para atender às famílias das áreas conhecidas como Novo Horizonte e Sambaqui, o CMEI Novo Horizonte precisava desta expansão para suprir a demanda da comunidade. A nova ala, com 677 m², foi implantada no terreno ao lado”, destacou a secretária.
“Além de abrir novos CMEIs e ampliarmos alguns já existentes, aumentamos o número de vagas contratadas na rede privada”, explicou. Com isso, o atendimento na educação infantil foi ampliado para de 45 mil para 57 mil crianças, desde 2017.
Desde 2019, a solicitação de vagas para crianças de zero a três anos é totalmente on-line na rede curitibana, por meio do Cadastro Online.