- Atualizado há 3 anos
A nova diretoria da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), conhecida na manhã desta quarta-feira (7), já tem uma lista de prioridades. O novo presidente, o prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, vai atuar no biênio 23/24 e enxerga o papel importante nas discussões e soluções simultâneas para os municípios metropolitanos.
Ao Portal Nosso Dia, o prefeito Bihl Zanetti, novo presidente da Assomec, defende a existência de uma grande metrópole. “Não há limites entre os municípios e isso faz com que o trabalho seja integrado, buscando parcerias na saúde, segurança, na mobilidade urbana. Esse é meu intuito: trabalhar em conjunto e colaborar com a nossa experiência de dois mandatos”, destaca.
Para o novo presidente, os principais desafios que Curitiba e toda a Região Metropolitana enfrentam podem ter resoluções em conjunto. “O transporte público é um deles, o consórcio das guardas municipais, as questões da nova legislação do uso, parcelamento e ocupação do solo, também sobre a água. Ou seja, há uma extensa pauta para debates e enfrentamentos”, detalha Zanetti.
O evento que marca a posse, em Campo Magro, na Chácara Minas D’ Água, teve a presença do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que passou o bastão da presidência a Bihl.
“Nosso compromisso, tanto meu quanto do prefeito Rafael Greca, é de que Curitiba é uma só. Nossos problemas são os mesmos, nossas soluções são as mesmas. E a cidade precisa pensar em soluções conjuntas. Curitiba entrega hoje um mandato de dois anos, entramos na presidência da Assomec com uma pandemia, em reuniões do Fórum Metropolitano que servia para outras regiões do Estado e do Brasil, com decisões sobre decretos, vacinação. Isso tudo foi muito importante”, disse Eduardo Pimentel, vice-prefeito da Capital, que estava representando o prefeito Rafael Greca, que deixa o comando da entidade.
Entre os feitos durante a gestão na Assomec, Pimentel destaca o recente convênio com as universidades: PUCPR, UTFPR, UFPR, Unespar, IFPR. “A ideia é que elas desenvolvessem projetos para os municípios de Curitiba e região metropolitana. De infraestrutura, meio ambiente, social para que as prefeituras. Sensação de dever cumprido”, comemora o vice-prefeito de Curitiba. “Bihl vem de um segundo mandato, tem muita experiência e tenho certeza que continuará com esse bom desenvolvimento da Assomec”, completa Pimentel, ao Portal Nosso Dia.
Compõe a diretoria como vice-presidente, o prefeito de Campo Magro, Claudio Cesar Casagrande. O prefeito de Campo Largo, Mauricio Rivabem, é 2º Vice Presidente. Já Karime Fayad, prefeita de Rio Branco do Sul assume como secretária e Maicon Grosskopf, de Piên, como tesoureiro.
Estavam presentes na posse outros prefeitos da Região Metropolitana e representantes do Governo do Estado.