- Atualizado há 3 anos
Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, pode anular mais de 70 mil multas de trânsito nos próximos dias. O projeto de anistia foi encaminhado à Câmara Municipal após a administração municipal comprovar irregularidades dos dispositivos instalados em 19 pontos da cidade. O prefeito Marco Marcondes, inclusive, define o período de aplicação das infrações como “indústria da multa”.
Dados levantados pela Prefeitura de Fazenda Rio Grande mostram que as infrações subiram quase 10 vezes entre os anos de 2020 e 2021. O momento mais crítico teria acontecido entre setembro e dezembro de 2021. Apenas no mês de setembro, 26.438 multas foram aplicadas, um aumento de 9.755% em relação ao mês de agosto, quando fora 271 infrações.
O caminhoneiro Jamir Possamai, de 60 anos, diz que a população sempre estranhou que algo estivesse errado. “Eu tenho dois carros e recebi três multas em outubro, uma no meu carro e duas no da minha esposa. Elas aconteceram porque os radares estavam descalibrados, teve gente que passou a 40 km/h, mas contabilizou 60 km/h. Muita gente foi prejudicada e conheço motoristas que perderam a carteira por causa disso. No meu caso, entrei com recurso e estou esperando. Simplesmente não tem como eu passar a 60 km/h perto na BR no horário de pico”, comenta.
Com a aprovação do projeto, a anulação das multas e dos pontos na CNH aconteceria automaticamente.
De acordo com o prefeito Marco Marcondes, o assunto vinha revoltando a população e a Faztrans confirmou que os radares contrariam o Código de Trânsito Brasileiro. “Os radares foram colocados sem finalização, a menos de 500 metros de distância um do outro e sem a tecnologia divulgada. Sensibilizada com todos os erros, com a indústria da multa comprovada por números, entramos em um denominador comum para enviar o projeto para a Câmara. Na cidade, praticamente todo mundo que tem carro foi multado, incluindo eu e minha família”, explica.
Marcondes conta que os vereadores da cidade participaram da elaboração do projeto, o que deve facilitar a aprovação na Câmara.
Questionado sobre os motoristas que já pagaram as multas, Marcondes afirma que eles serão ressarcidos com a aprovação do projeto. “Um formulário será disponibilizado para preenchimento no site da prefeitura para solicitar o ressarcimento. Mas, para aqueles que não pagaram, a anulação é automática”, concluiu o prefeito de Fazenda Rio Grande.
A expectativa é de votação ainda neste início de semana.