- Atualizado há 13 segundos
A formação de um novo ciclone perto da costa da região Sul do Brasil nesta segunda-feira, 8, e a chegada de uma frente fria, associada ao fenômeno, ampliam a instabilidade climática sobre o Rio Grande do Sul, que deve registrar temporais e fortes ventos ao menos até terça-feira, 9, de acordo com alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
“O risco de temporal e chuva mais volumosa é alto, sobretudo no oeste e sul do estado e a semana começa com risco alto de temporal na Grande Porto Alegre, região central e no litoral do Estado.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Nos três Estados do Sul do País também incide um alerta amarelo do Inmet para o risco de tempestade. O mesmo aviso também atinge o Mato Grosso do Sul, que fica na região Centro-Oeste do Brasil
Na serra gaúcha, no oeste, sul e litoral de Santa Catarina a situação é de atenção para ocorrência de pancadas moderadas a forte.
“Os ventos ficam mais intensos em grande parte da região com rajadas desde o sul do Paraná até o sul do Rio Grande do Sul, variando entre 51 a 70 km/h”, alerta a Climatempo.
Segundo a empresa de meteorologia, chove moderado no norte de Santa Catarina e na região do Vale do Itajaí. “Não chove em Curitiba, mas, a segunda ainda será gelada na capital e o mar fica agitado na costa do Rio Grande do Sul”, acrescenta a empresa de meteorologia.
Outros alertas pelo Brasil
Segundo o Inmet, há também alerta para chuvas intensas no Amazonas e baixa umidade do ar em cidades das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do País, incluindo São Paulo.
Também incide um aviso de alerta amarelo de perigo potencial para ventos costeiros entre o litoral do Rio de Janeiro e de Santa Catarina, incluindo o litoral paulista, válido até terça-feira, 9. Entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, o alerta está na cor laranja, que indica perigo.
Há ainda um alerta amarelo para perigo potencial de vendaval que atinge Mato Grosso do Sul, São Paulo e trechos de Minas Gerais e Rio de Janeiro, que tem validade também até esta terça-feira.