PUBLICIDADE
RMC /
DIA A DIA

Caminhoneiro dirige 24 horas sem pausa e veículo já foi autuado 43 vezes; filho de 10 anos estava junto

PRF autua motorista que estava sem exame toxicológico e escolta veículo para local de descanso
Foto:PRF
PRF autua motorista que estava sem exame toxicológico e escolta veículo para local de descanso

Redação Nosso Dia

28/12/24
às
13:20

- Atualizado há 13 horas

Compartilhe:

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, na noite de sexta-feira (28), um caminhoneiro dirigindo há mais de 24 horas sem descanso adequado, na BR-116, em Fazenda Rio Grande (PR). O homem, de 45 anos, estava acompanhado de seu filho, uma criança de 10 anos, durante a longa jornada.

Agentes da PRF, que realizavam fiscalização no km 125 da rodovia, abordaram o caminhão carregado com mamão. Ao verificarem o disco do cronotacógrafo, constataram que o motorista havia iniciado a viagem em Serra, no Espírito Santo, no dia 26, com destino ao Rio Grande do Sul, realizando apenas três paradas curtas de cerca de uma hora cada.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

No interior do veículo foram encontradas cartelas de “corujão”, um suplemento alimentar com alta concentração de cafeína, amplamente utilizado por motoristas em viagens longas. Além disso, o caminhoneiro não possuía exame toxicológico atualizado, outra infração registrada na abordagem.

O caminhão já havia sido autuado 43 vezes apenas em 2024, principalmente por excesso de velocidade. A infração ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) envolvendo o descumprimento da “Lei do Descanso” exige que motoristas profissionais descansem ao menos 11 horas a cada 24 horas, sendo 8 horas consecutivas. O descumprimento dessa norma aumenta significativamente os riscos de acidentes.

Após os procedimentos administrativos, a PRF aplicou uma multa de R$ 130,16 e escoltou o caminhão até um posto de combustível, onde o motorista foi obrigado a cumprir o repouso necessário. O veículo ficará retido até que a regra seja atendida.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias