Curitiba /
DIA A DIA

Câmara de Curitiba tem 1ª sessão com os novos vereadores nesta segunda-feira

Com a presença confirmada do prefeito Eduardo Pimentel, a Câmara de Curitiba retoma as sessões às 9h de segunda-feira.
Por tradição, na primeira sessão plenária do ano não há votação de projetos de lei. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Com a presença confirmada do prefeito Eduardo Pimentel, a Câmara de Curitiba retoma as sessões às 9h de segunda-feira.

Redação*

02/02/25
às
8:36

- Atualizado há 18 horas

Compartilhe:

Com transmissão ao vivo pelo YouTube, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realiza a primeira sessão da 19ª legislatura nesta segunda-feira (3), a partir das 9 horas. É o debute da nova composição da CMC, que teve uma renovação de 53% nas últimas eleições, com 20 dos 38 vereadores desempenhando a função parlamentar pela primeira vez, além da maior bancada feminina da história do Legislativo, com 12 mulheres.

A abertura oficial dos trabalhos parlamentares em 2025 será presidida por Tico Kuzma (PSD) e contará com a presença do prefeito Eduardo Pimentel, que deve falar aos novos vereadores da Câmara de Curitiba durante a cerimônia. Por tradição, a sessão de abertura do período legislativo não terá votações de projetos, indicações ou requerimentos, que serão retomadas na terça (4).

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

No final da legislatura anterior, em dezembro de 2024, todos os projetos na Câmara de Curitiba foram arquivados, mas o Regimento Interno permite aos vereadores reeleitos “ressuscitarem” suas proposições, fazendo com que elas retomem a tramitação de onde pararam. Com isso, 292 proposições podem ser reavivadas, das quais 180 aptas à votação em plenário. O número exato dos projetos “ressuscitados” será conhecido em março, quando acaba o prazo para os pedidos de desarquivamento.

Até o momento os vereadores da 19ª legislatura já protocolaram 165 propostas de lei, 231 pedidos de informação, 118 sugestões ao Executivo e 1.509 pedidos de zeladoria urbana. Os números são bem maiores do que os da 18ª legislatura, quando, para o mês de janeiro de 2021, tinham sido registrados 44 projetos, 30 pedidos de informação e 1.183 pedidos de zeladoria (o instrumento da sugestão ao Executivo foi criada depois, impossibilitando a comparação).

*Com informações da Câmara Municipal

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias