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Broa de centeio é o 15º produto paranaense a receber selo de Indicação Geográfica; conheça o produto

É o primeiro produto da Capital a receber a chancela do órgão, além de ser o primeiro ligado ao setor de panificação no Brasil a alcançar esse reconhecimento
Broa de centeio é o 15º produto paranaense e primeiro de Curitiba a receber selo de Indicação Geográfica (IG) Foto: Giovanna Fagundes/Viaje Paraná
É o primeiro produto da Capital a receber a chancela do órgão, além de ser o primeiro ligado ao setor de panificação no Brasil a alcançar esse reconhecimento

Redação*

16/01/25
às
6:09

- Atualizado há 4 horas

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O Paraná ganhou nesta semana mais um produto com o selo de Indicação Geográfica. A broa de centeio da Padaria América, em Curitiba, recebeu o registro do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), na modalidade Indicação de Procedência, o que a garante um padrão de qualidade exclusivo. É o primeiro produto da Capital a receber a chancela do órgão, além de ser o primeiro ligado ao setor de panificação no Brasil a alcançar esse reconhecimento.

Mesmo com o destaque principal sendo de Curitiba, os municípios de sua Região Metropolitana, incluindo Araucária, São José dos Pinhais, Colombo, Pinhais, Almirante Tamandaré e Piraquara, também foram considerados parte da Indicação Geográfica, por conta das tradições envolvendo a broa também estarem presentes nestes municípios. A conquista coloca o Paraná como referência nacional em produtos com Indicação Geográfica (IG), totalizando 15 registros estaduais.

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O secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes, destacou a importância dos produtos paranaenses que têm o selo. “Cada IG conquistada pelo Paraná reafirma nosso compromisso em valorizar as tradições e a qualidade de nossos produtos. Isso atrai mais visitantes, movimenta a economia e incentiva os produtores locais a preservarem suas práticas e conhecimentos”, disse.

“Esses produtos, muitas vezes, acabam ajudando a criar ou consolidar rotas e roteiros turísticos no Estado, o que colabora na promoção, atração e distribuição de fluxo turístico municípios que, por vezes, não contam com tantos atrativos consolidados”, completou o secretário.

Além do registro de Indicação Geográfica, a broa de centeio também é reconhecida como Patrimônio Cultural de Curitiba. O produto é frequentemente associado à Carne de Onça, prato típico da cidade – outro produto paranaense que aguarda chancela do órgão federal para reconhecimento de Indicação Geográfica.

RELEVÂNCIA – A Padaria América, fundada em 1913, é um dos estabelecimentos que mantém viva a produção da broa de centeio, além de ser a padaria curitibana mais antiga ainda em funcionamento. Com três unidades na capital paranaense, o empreendimento produz cerca de 250 broas por dia, utilizando métodos tradicionais que envolvem fermentação mista e com longos períodos de cozimento.

“O trabalho que sempre fizemos e agora a conquista do selo garantem a qualidade a broa de centeio de Curitiba, assegurando que essa tradição não se perca com o tempo. Temos uma série de questões obrigatórias durante o processo de produção, que fazem deste item local algo único, ou seja, é uma grande conquista, que exalta essa rica tradição”, disse Eduardo Engelhardt, sócio-proprietário da Padaria América, em Curitiba.

A broa de centeio tem suas raízes na imigração europeia que marcou a formação cultural do Paraná. Introduzida no final do século XIX, a receita combina farinhas de centeio e trigo, água e sal, podendo incluir outros ingredientes, como açúcares, fermentos e gorduras. O produto evoluiu ao longo do tempo, adaptando-se às mudanças nos processos de produção e nas preferências dos consumidores, mas sem perder sua essência.

Considerada um símbolo gastronômico de Curitiba, a broa foi oferecida a figuras históricas que passaram pela cidade ao longo dos anos, tornando-se parte do imaginário coletivo e da identidade cultural curitibana. Hoje, é possível encontrar variações como broa integral, vegana, diet e mista, que atendem a diferentes demandas.

IG’S DO PARANÁ – A Indicação Geográfica é um título que certifica produtos ou serviços cujas características estão ligadas à sua origem geográfica, valorizando a história, a cultura e a economia. Com o reconhecimento da broa de centeio, o Paraná passa a ter 15 produtos com o selo. Esses registros destacam o estado como um dos líderes nacionais no reconhecimento de produtos ligados ao território paranaense, reforçando também produtos e atrativos turísticos.

Para Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor no Estado, cita que os reconhecimentos passam, também, pela criação de novos produtos ligados ao turismo.

“Falar sobre Indicação Geográfica é muito importante, porque ela carrega consigo o senso de pertencimento regional e maior notoriedade para os municípios. É o que aconteceu em Antonina, no Litoral do Estado, com as balas de banana; em Carlópolis, no Norte Pioneiro, com as goiabas; e em muitos outros destinos paranaenses. Essas indicações também são importantes, porque acabam criando e consolidando rotas turísticas ao redor do Paraná, fomentando fluxos turísticos em diversas regiões”, explicou.

Entre eles estão, até o momento, a aguardente de cana e cachaça de Morretes; a goiaba de Carlópolis; as uvas de Marialva; o barreado do Litoral; a bala de banana de Antonina; o melado de Capanema; o queijo da Colônia Witmarsum; o café do Norte Pioneiro; o mel da região Oeste; o mel de Ortigueira; a erva-mate de São Mateus do Sul; o morango do Norte Pioneiro; a camomila de Mandirituba; e os vinhos de Bituruna.

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