PUBLICIDADE
Saúde /
RMC

27 de 90 pacientes não comparecem a consulta na RMC e impactam atendimento; médicos fazem apelo

No dia 22 de fevereiro, de 130 consultas agendadas, 33 não foram realizadas pelas faltas dos pacientes
Foto: Freepik.
No dia 22 de fevereiro, de 130 consultas agendadas, 33 não foram realizadas pelas faltas dos pacientes

Redação*

28/03/25
às
8:15

- Atualizado há 3 dias

Compartilhe:

Para reduzir a demanda reprimida de pacientes que aguardam consultas e exames especializados, a Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) tem realizado uma força-tarefa para agilizar os atendimentos. A iniciativa inclui a ampliação das vagas no próprio Sistema Único de Saúde (SUS), além da parcerias com prestadores credenciados e a intensificação das cirurgias eletivas. No entanto, a SMSA tem registrado um alto índice de faltas em alguns agendamentos e reforça o apelo para que os cidadãos compareçam ou, caso necessário, desmarquem com antecedência.

O impacto das ausências é significativo. No dia 15 de fevereiro, por exemplo, estavam programados 90 atendimentos na especialidade de oftalmologia no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEMO), mas 27 pacientes não compareceram. Já no dia 22 de fevereiro, de 130 consultas agendadas, 33 não foram realizadas pelas faltas dos pacientes.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Para abril, estão previstos aos sábados novos atendimentos pelo Programa Tempo de Cuidar no CEMO e na Clínica de Saúde da Mulher e do Idoso (CSMI), abrangendo especialidades como oftalmologia, fisioterapia e exames de ultrassonografia.

O Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (SAE/CTA Araucária) também vai fazer a coleta para o exame de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) para pacientes agendados. A diretora do Departamento de Atenção Especializada, Carolina de Almeida Torres, enfatiza a importância do compromisso da população com os agendamentos.

“O Programa Tempo de Cuidar foi estruturado para acelerar o atendimento a pacientes que aguardam por consultas e exames especializados. Estamos organizando os fluxos e intensificando a oferta de serviços, mas as faltas representam um grande obstáculo. Além de gerar desperdício de recursos públicos, elas impedem que outras pessoas tenham acesso ao atendimento. Pedimos encarecidamente que a população compareça aos compromissos médicos agendados. Caso não seja possível, solicitamos que entrem em contato com sua unidade de saúde de referência para desmarcar, permitindo que outra pessoa seja atendida naquele horário”, ressalta Carolina.

O compromisso com os agendamentos é essencial para que o esforço da gestão pública se traduza em benefícios concretos para a comunidade. Pequenas atitudes, como comparecer ou cancelar com antecedência, ajudam a garantir um atendimento mais eficiente e acessível para todos.

*Com informações da Prefeitura de Araucária

TÁ SABENDO?

RMC

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias