- Atualizado há 1 mês
Se o cuidado com as pessoas é uma das premissas da gestão pública, o trabalho na ponta se faz cada dia mais fundamental. É neste sentido que a Prefeitura de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, inaugurou nesta terça-feira (25) o Cras (Centro de Referência da Assistência Social) Oeste 2, no bairro Alto Tarumã, que atenderá de forma mais ágil em torno de 4 mil pessoas. A entrega faz parte da comemoração do aniversário de 33 anos de Pinhais.
Segundo a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, a inauguração do Cras é fundamental para um trabalho mais eficiente da Assistência Social. “As pessoas vulneráveis buscam este espaço e aqui representa a ampliação. Hoje este equipamento, que foi revitalizado, será utilizado pelas pessoas para buscarem seus direitos e as necessidades a serem atendidas”, destacou em entrevista ao Portal Nosso Dia.
No Cras é realizado o Cadastro Único; orientação sobre direitos; fortalecimento da convivência com a família e com a comunidade; orientação e acesso aos serviços, programas, projetos e benefícios da Política de Assistência Social. Conforme a prefeita, a inauguração faz parte do trabalho para dar melhores condições de vida aos moradores de Pinhais.
“É administrar cuidando das pessoas. Mais um Cras para as pessoas que mais precisam e que merecem um olhar ainda mais cuidadoso. É uma assistência social personalizada e trabalhando com direitos, para levar as pessoas a terem qualidade de vida. Empregabilidade e qualificação para que saiam da vulnerabilidade e tenha outro momento. Diminuindo a desigualdade social, nós estamos cumprindo o nosso papel”, enfatizou.
O investimento no novo Cras é de R$ 640 mil com recursos próprios e do PAC. São 364m² de área construída e uma equipe de três assistentes sociais, um psicólogo, um educador social, quatro pessoas na área administrativa, uma recepcionista, um de serviços gerais e um comissionado.
Presente na inauguração, a secretária de Assistência Social de Pinhais, Andrea Franceschini, destacou o objetivo principal que o Cras tem. “Atender as famílias e comunidades para diminuir as desigualdades sociais. Teremos aqui assistentes sociais e psicólogas, que vão acolher as famílias. A partir do Cadastro Único (CadÚnico), acontece o encaminhamento dos benefícios sociais, desde o bolsa família ao BPC (Benefício de Prestação Continuada)”, explicou.
Segundo a secretária, a nova estrutura vai desafogar o atendimento em outros Cras e trazer mais excelência as cerca de quatro mil famílias atendidas. “É um trabalho mais qualificado no atendimento, pegando os bairros Jardim Cláudia e Alto Tarumã. Atender a necessidade imediata e dar autonomia as famílias para sustentar as necessidades individuais”, salientou.
Presença da população
Usuários do Cras também marcaram presença na inauguração do novo espaço. Valéria Cristiane, de 35 anos, ressaltou a importância que o serviço de assistência social tem na vida da família dela.
“Eu tenho acesso ao bolsa família e o meu filho ao menor aprendiz. Tem muitos serviços importantes para a população, porque muita gente não tem condição de ter as coisas. Pinhais melhorou muito e está muito bem. O Cras vem para nos ajudar muito e com certeza o atendimento ficará melhor”, disse ao Portal Nosso Dia.
Maria Aparecida Borges, que não quis revelar a idade, destacou o encaminhamento que é feito pelo Cras, que faz com que ela tenha acesso a serviços como ginástica e yoga para curtir a aposentadoria. “Gosto muito de participar das atividades e o pessoal do Cras é muito atencioso. Amo Pinhais e vai ser o local da minha despedida, mas não quero que seja tão cedo, quero viver muito ainda”, brincou a pinhaiense.