- Atualizado há 3 minutos
Na noite desta quinta-feira (9), durante fiscalização em frente à Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Mandaguari, no km 201 da BR-376, agentes flagraram um motorista de bitrem que trafegava há 25 horas seguidas sem descanso adequado. O veículo transportava uma carga de 77 toneladas, incluindo mais de três toneladas acima do permitido.
A análise do tacógrafo revelou pequenas pausas apenas para alimentação, sem descanso suficiente. Ao perceberem sinais de cansaço extremo no condutor, de 37 anos, os policiais realizaram uma revista no caminhão e encontraram uma cartela de “rebite” — substância proibida no Brasil, usada para evitar o sono durante longas jornadas.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O motorista admitiu ter saído de Várzea Grande (MT) na noite anterior e ingerido três comprimidos da droga para alcançar o destino em Porto Amazonas (PR). Ele foi multado e obrigado a fazer pausa para descanso, além de providenciar o transbordo da carga excedente. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi emitido para investigar possíveis crimes relacionados à infração.
A ação faz parte da Operação Descanso Legal, iniciada na última segunda-feira (6) pela PRF em todo o território nacional, com o objetivo de garantir o cumprimento do período de repouso obrigatório dos motoristas profissionais e verificar a segurança dos sistemas de freios dos veículos de carga, reduzindo riscos de acidentes nas rodovias federais.