- Atualizado há 3 semanas
O sul do Brasil concentra 14,83% dos investimentos de pessoa física na bolsa de valores, a B3. Só no estado do Paraná, são mais de 382 mil investidores com mais de R$ 30 bilhões em investimentos listados na bolsa, segundo os dados da B3 até o mês de agosto.
Para enfrentar a escassez de candidatos para a posição de assessores de investimentos, uma realidade comum ao mercado financeiro como um todo, a XP, líder no segmento de investimentos no Brasil, está com inscrições abertas para o programa XP Future. O programa capacita profissionais com perfil comercial para se tornarem assessores de investimentos e iniciarem uma jornada de crescimento na profissão.
“O assessor de investimentos desempenha um papel fundamental no nosso negócio, que é apresentar o mercado ao cliente, explicar características de produtos e fazer prospecção. O assessor é o parceiro chave na vida do investidor, conhece seus objetivos e particularidades e tem a confiança do cliente para ajudá-lo a administrar seu patrimônio. A missão da XP é seguir fomentando o crescimento da atividade no Brasil, formando novos profissionais bem qualificados”, explica Júlio Mello, Head de Canais Diretos da XP Inc.
A atividade do Assessor de Investimentos (AI) se tornou a principal porta de entrada para quem deseja desenvolver uma carreira no segmento financeiro. Até o mês de julho, o sul do País registrava 6.209 AIs, 23,8% do total de assessores em todo o Brasil, segundo dados da Associação Nacional das Corretoras (ANCORD).
Atuando na XP como assessora na rede B2C, Mariana Silva é uma das profissionais que participaram do programa XP Future. A ex-judoca brasileira de 34 anos fez a transição de carreira de atleta olímpica para assessora de investimentos da XP.
“O Comitê Olímpico do Brasil tem um curso de transição de carreira especificamente para atletas olímpicos, e vi uma palestra da XP sobre como é a vida de um assessor de investimentos e o mercado financeiro em geral. Me interessei muito e com isso fiquei sabendo do programa XP Future. Eu sou formada em Administração de Empresas e na época já estava estudando para tirar a certificação CEA. As coisas fluíram muito rápido e minha transição surgiu de uma forma inusitada. Muitos atletas não pensam em investir o dinheiro e a carreira é bem curta, por isso meu propósito é de assessorar atletas para que tenham uma segurança e estabilidade”.
As inscrições para o processo seletivo em Londrina estão abertas e os interessados devem se cadastrar no site até 12 de setembro. Em caso de aprovação, a contratação é CLT e é necessário que o candidato obtenha as certificações CPA-20 ou CEA.