PUBLICIDADE
Funcionalismo /
DIA A DIA

Proposta de reajuste aos servidores deve ser votada a partir de segunda na Alep

A principal categoria insatisfeita com a proposta do Governo do Paraná é a dos policiais civis, que criticam mudanças como o acumulo de função para escrivação de polícia e investigador
Plenário da Alep (Foto: Orlando Kissner - Alep)
A principal categoria insatisfeita com a proposta do Governo do Paraná é a dos policiais civis, que criticam mudanças como o acumulo de função para escrivação de polícia e investigador

Redação*

29/06/23
às
9:47

- Atualizado há 2 anos

Compartilhe:

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano (PSD), anunciou para segunda-feira (3) o início da tramitação em Plenário do pacote de projetos de Governo sobre o reajuste do funcionalismo e a reestruturação de carreiras no Estado. Para dar agilidade ao processo legislativo, devem ser realizadas duas sessões no mesmo dia. As iniciativas estão em regime de urgência.

“Será uma sessão ordinária e uma extraordinária, já sendo possível a apresentação de emendas aos projetos. É normal que haja a insatisfação de alguma categoria. Ontem mesmo recebi manifestações. Mas há a possibilidade de apresentação de emendas durante o trâmite aqui na Casa que podem atender a esses interesses”, afirmou o presidente Traiano, antes da sessão plenária desta quarta (28).

Líder do Governo, o deputado Hussein Bakri (PSD) afirmou que “as emendas não serão partidarizadas e, as que forem boas, serão aceitas levando em conta o orçamento e a constitucionalidade”.

“A avaliação é que os projetos deveriam ter chego antes para haver debates com as categorias. Mas a oposição irá apresentar emendas em bloco e a base também, para mudar alguns pontos”, adiantou o Líder da Oposição, deputado Requião Filho (PT).

Os oito projetos do Executivo chegaram à Assembleia no início da semana e foram apreciados nesta quarta nas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Comissão de Orçamento.

As propostas trazem o reajuste geral de 5,79% a ser concedido para cerca de 283 mil servidores ativos e inativos (aposentados e pensionistas) do Estado. Já o plano de reestruturação se destina a algumas carreiras nas pastas da Segurança Pública; Saúde; Fazenda; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Educação; Procuradoria-Geral do Estado; e Agepar.

A principal categoria insatisfeita com a proposta do Governo do Paraná é a dos policiais civis, que criticam mudanças como o acumulo de função para escrivação de polícia e investigador. Inclusive, por meio do Sinclapol (Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná), os policias estão em uma paralisação de 48 horas e querem ser ouvidos pelo Executivo. Saiba mais clicando aqui.

*Com informações da Alep

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias