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Meta, Febraban e Estadão Blue Studio – Campanha da Febraban e Meta orienta consumidores sobre as fraudes digitais mais comuns e oferece dicas para uma navegação segura.
Em um cenário digital em constante evolução, tentativas de golpes online estão cada vez mais sofisticadas. Por isso, estar bem informado e aprender a reconhecer as formas mais comuns por meio das quais os golpistas tentam envolver suas vítimas são a melhor forma de se proteger contra esse tipo de atividade.
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Com o objetivo de empoderar os consumidores com o conhecimento e as ferramentas necessárias para uma navegação segura, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Meta, empresa proprietária do Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads, criaram a campanha “Diga Não aos Golpes: Sua Segurança é Coisa Séria”.
A iniciativa de conscientização visa educar sobre os diferentes tipos de golpes e fraudes, e fornecer dicas de como as pessoas podem se proteger. A primeira lição? Mostrar que qualquer pessoa pode aplicar o “contragolpe”: manter a calma, desconfiar de promessas fora do comum e se recusar a fornecer dados pessoais para contatos suspeitos. É importante também estar atento e prestar atenção em alguns sinais:
– Desconfie de urgências: golpistas criam sensação de pressa para que a vítima não tenha tempo para pensar ou recorrer à ajuda de outras pessoas. Estão pressionando por uma resposta? Pare, pense e espere para responder. Pondere se você reconhece o número de telefone que está te ligando ou se o pedido feito por um contato suspeito parece ser verdadeiro.
– Questione: a máxima “quando a esmola é demais, o santo desconfia” cai bem neste quesito. Propostas tentadoras, como oferecer um pagamento exageradamente alto por poucas horas de trabalho ou prometer taxas de retorno em investimentos que estão muito acima das que o mercado oferece, podem, sim, ser tentativa de golpe.
– Verifique: pesquise a origem das mensagens que recebe, mesmo que o remetente pareça conhecido. Se a pessoa afirma ser um amigo ou familiar, confira se ela realmente é quem diz ser. Entre em contato diretamente com essa pessoa, de preferência usando outra forma de comunicação.
– Nunca compartilhe senhas, códigos, dados pessoais ou dados bancários por ligação, aplicativos de mensagens, SMS ou e-mail.
– Ative a autenticação de dois fatores em aplicativos e e-mail, mantenha aplicativos e sistemas operacionais atualizados e nunca compartilhe seus códigos com ninguém.
– Procure sempre os canais oficiais da instituição financeira antes de fazer pagamentos ou transferências para contatos desconhecidos ou com quem você nunca tenha realizado uma transação.
Compreender as estratégias usadas pelos golpistas reduz os riscos de ser enganado. Desconfiar, dizer “não” e alertar outras pessoas sobre situações suspeitas são ações simples que contribuem para um ambiente digital mais seguro para todos.