
- Atualizado há 1 minuto
A previsão do tempo para a virada do ano no Paraná indica um cenário típico de verão, marcado por calor, elevada umidade e instabilidade atmosférica em todas as regiões do estado. De acordo com o Simepar, a quarta-feira (31) será de atenção, especialmente a partir da tarde, quando estão previstas pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas de forma irregular.
Segundo o meteorologista Leonardo Zucuni Furlan, do Simepar, as condições seguem favoráveis à formação de tempestades localizadas, com potencial para volumes significativos de chuva em curto espaço de tempo. “A instabilidade atmosférica permanece elevada em todo o Paraná, principalmente a partir da tarde, com pancadas de chuva e trovoadas distribuídas de maneira irregular. Na metade sul do estado, de forma pontual, os acumulados podem chegar a cerca de 50 milímetros até o fim do dia”, explica.
As temperaturas seguem elevadas, com máximas próximas dos 30 °C em grande parte do território paranaense. Nas regiões Norte e Noroeste, os termômetros podem marcar entre 33 °C e 34 °C. “O calor contribui para o desenvolvimento das instabilidades, favorecendo a formação dessas tempestades típicas de verão”, completa Furlan.
Próximo ao horário da virada do ano, a previsão indica a possibilidade de chuvas isoladas e de fraca intensidade em algumas localidades, inclusive no Litoral. Apesar disso, o Simepar reforça que os eventos devem ocorrer de forma pontual, sem previsão de chuva contínua generalizada.
Já a primeira quinta-feira de 2026 será marcada pela persistência das instabilidades. Conforme o Simepar, a combinação de elevado conteúdo de umidade, aquecimento diurno e a passagem de um cavado em médios níveis da atmosfera deve aumentar a frequência de tempestades localizadas. “Essas tempestades podem provocar elevados volumes de chuva em curto intervalo de tempo, além de alta incidência de raios e rajadas fortes de vento”, alerta o meteorologista.
A tendência, segundo o Simepar, é de que as instabilidades comecem a perder força gradualmente ao longo do dia. Mesmo assim, a orientação é de atenção redobrada, principalmente para atividades ao ar livre e deslocamentos durante a virada do ano.