- Atualizado há 2 anos
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no Instagram, Facebook e Twitter
Começaram a trabalhar nas Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, 41 vigilantes que farão a segurança dos espaços. A ordem de serviço para a atuação deles foi realizada pelo prefeito do município, Márcio Marcondes, na manhã desta segunda-feira (24). Os profissionais saíram da prefeitura e se dirigiram até as instituições, acompanhados dos diretores.
Segundo a Prefeitura de Fazenda Rio Grande, a medida ocorre devido aos recentes casos de ataques a instituições de ensino, como o que aconteceu em Blumenau, em abril, e em Cambé, no fim de junho. De acordo com o secretário municipal de Educação de Fazenda Rio Grande, Ednelson Sobral, os vigilantes já iniciaram os trabalhos nesta segunda-feira.
“Já foram diretora para as escolas hoje. Essa decisão foi tomada porque nós tivemos os ataques às instituições de ensino e, diante disso, resolvemos, como prefeitura, fazer a licitação para a contratação destes vigilantes, em um processo que durou cerca de 90 dias. Deu tudo certo e agora eles já começaram trabalhando nas escolas, CMEIs e Apae”, disse o secretário ao Portal Nosso Dia.
Os vigilantes não aturarão armados e terão contato direto com a Guarda Municipal da cidade. “A profissão de vigilante é regulamentada, e todos os contratados estão qualificado pelo certificado que é emitido pela Polícia Federal. A população estava temerosa, e agora temos um profissional que fará as rondas e controlará os acessos, diretamente ligados à Guarda Municipal e a Patrulha Escolar Municipal, que já acompanham as instituições”, salientou.
O custo aproximado da contratação é de R$ 3 milhões. Na mesma esteira, a Prefeitura de Fazenda Rio Grande também treina profissionais da educação para atuação em eventuais ataques às instituições.